Colheita da soja segue em ritmo acelerado

Na região, cerca de 60% da área plantada já foi colhida. Com a expectativa de tempo firme, serviço deve se encerrar nesta semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A colheita da soja está acelerada na região. Cerca de 60% da área plantada já foi colhida. O resultado é de uma boa produtividade e grãos bem desenvolvidos e com condições de umidade adequada. A produtividade média está um pouco superior a 50 sacas por hectare de acordo com dados da Emater Regional de Passo Fundo. O engenheiro agrônomo da Emater, Cláudio Dóro, explica que a colheita está transcorrendo normalmente. Após a chuva no final da última semana, ainda no domingo à tarde o trabalho já havia sido retomado. “A previsão para esta semana é de tempo bom. Com isso, a colheita pode ser completada na região ainda nesta semana. Como o tempo está firme, o pessoal avança pela noite com a colheita de soja”, observa.

Apesar da média de produtividade estar superior a 50 sacas, há situações bem diferentes no campo. Enquanto áreas produzem 35 sacas por hectare, em outras é possível colher 65. Os volumes registrados estão dentro das expectativas da Emater. Depois de um período de déficit hídrico, o retorno das chuvas entre fevereiro e março permitiu que a cultura se recuperasse e irá garantir um bom rendimento aos produtores. “A qualidade está muito boa, dentro do padrão industrial. A umidade é boa e o grão bem graúdo”, explica. O produtor Clademir Gasparin, 49 anos, tem cerca de 100 hectares de soja plantados na localidade de São Roque. Na área, a produtividade tem ficado entre 45 e 50 sacas. Neste ano ele apostou apenas na cultura da oleaginosa. O milho ele utiliza para rotação de cultura.

Estado
O Estado deverá ter a maior produção de soja da história. Segundo Dóro a marca não deverá ser alcançada em função da produtividade, mas sim pelo aumento da área plantada. “O Rio Grande do Sul aumentou a área de soja em 6,5% e estamos cultivando 4.538.202 hectares”, observa. Na região o aumento da área cultivada de soja nesta safra foi de 5%.

Gostou? Compartilhe