Como forma de integrar acadêmicos de vários níveis e abordar temas como relações étnico-sociais, cultura brasileira, meio ambiente e cidadania, professores e alunos do curso de Medicina da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram nesta semana uma atividade de reflexão e discussão. Em grupos, eles elaboraram cartazes com frases, poemas e mensagens sobre assuntos importantes para a democracia e a vida em sociedade. Os trabalhos estão expostos no hall de entrada do Campus II da UPF.
De acordo com a professora Evania Luiza de Araújo, coordenadora pedagógica do curso, a atividade faz parte da programação curricular e promove um espaço onde os acadêmicos podem debater questões importantes sobre ética e comportamento. “Temos que abordar, por exemplo, sobre preconceito, meio ambiente, exclusão, pois estamos envolvidos neste projeto de formação e queremos construir um mundo mais democrático e com mais alternativas”, destacou.
Para a professora, o resultado é bastante positivo, uma vez que a participação dos alunos é significativa e a interação acontece de maneira rápida. Ela enfatiza que ações como esta são importantes, pois nem sempre os acadêmicos têm tempo de debater temáticas diferentes daquelas abordadas em sala de aula. “Eles estão sempre preocupados em debater sobre as doenças, as descobertas, estão sempre com os pacientes na cabeça. Na correria do curso, nem sempre há oportunidade para conversar sobre assuntos fundamentais para a formação. São temas que eles querem debater e que em momentos como este há a oportunidade”, frisou.
A atividade na UPF
Por meio da Vice-reitoria de Graduação, Divisão de Graduação e Grupo de Apoio em Educação Ambiental e Educação das Relações Étnico-raciais, a UPF desenvolve em seus cursos diversas atividades, como oficinas e encontros para a sensibilização e formação dos acadêmicos e docentes sobre questões de cidadania.
A atividade é regulamentada na instituição pela lei nº 9.795, de 27 de abril 1999, que dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política de Educação Ambiental, incumbindo as instituições educativas de promover a educação ambiental de maneira integrada aos programas educacionais que desenvolvem e a Resolução nº 01, de 17 de julho de 2004 do Conselho Nacional de Educação que determina que as Instituições de Ensino Superior devem incluir nos conteúdos de disciplinas e atividades curriculares dos cursos que ministram a educação das relações étnico-raciais.
Estudantes de Medicina realizam atividade de cidadania
· 1 min de leitura