FAS Universitário discutiu a sustentabilidade

Fórum teve por objetivo fomentar os conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os diversos aspectos da sustentabilidade ambiental foram o foco dos debates na Universidade de Passo Fundo (UPF) no último dia 19 de abril, durante o Fórum ADCE de Sustentabilidade – FAS Universitário. Promovido pela UPF, por meio da terceira turma do curso de Especialização em Comunicação Organizacional, junto com a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Rio Grande do Sul – ADCE-RS, o fórum teve por objetivo fomentar os conceitos de responsabilidade social e sustentabilidade, além de proporcionar um espaço para troca de conhecimentos e debates de temas atuais, evidenciando os valores da ADCE.

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza participou da abertura do evento e salientou a necessidade de se discutir o tema. “Tive a oportunidade de participar do FAS em anos anteriores, em Porto Alegre, e pude compreender a importância de debater formas para assegurar ações sustentáveis”, relatou. O professor José Carlos lembrou que a UPF preocupa-se com o tema sustentabilidade nas suas iniciativas, e está planejando novas formas de exercer a sua responsabilidade social. “Estamos desenvolvendo uma política sustentável, por meio da Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, denominada Programa de Sustentabilidade e Responsabilidade Social. Este programa está estruturado em quatro dimensões: meio ambiente saudável, cultura, memória e patrimônio, inserção social e administrativo-financeira”, relatou. O programa deve ser lançado em agosto e demonstra a preocupação da UPF em difundir a consciência da responsabilidade social.

A abertura do FAS Universitário também contou com a participação do presidente da ADCE-RS Antônio D’Amico. O presidente estadual lembrou que o evento começou a ser realizado em Porto Alegre há dois anos e esta é sua primeira interiorização. “Sua origem se deu após interpretarmos a encíclica social Caritas in Veritate, do papa Bento XVI, que discorre sobre a relação do homem com a natureza”, explicou. O presidente da ADCE Planalto Médio Ubiratan Oro também se manifestou durante a abertura. “Acreditamos que o centro do processo da vida no meio ambiente seja o ser humano, não porque ele seja mais importante, mas porque desenvolveu a maior capacidade de interagir e de interferir no ambiente. É deste ser que devem sair as soluções para a perpetuação desse ambiente”, observou.

Também participaram da abertura o diretor da FAC Cassiano Del Ré e a coordenadora da Especialização em Comunicação Organizacional Valmíria Balbinot. As atividades seguintes contaram com a participação de diversos representantes de empresas e instituições, que relataram experiências acerca da temática.

Gostou? Compartilhe