Ao se deparar com a problemática do descarte excessivo do jeans, o Grupo de Mulheres “Reviver”, localizado no bairro Edmundo Trein, em Passo Fundo, encontrou no artesanato uma alternativa de reaproveitar o material que antes servia apenas como retalho. Nesta segunda-feira, 22, ocorreu o encerramento de uma série de três oficinas, realizadas para que o grupo aprendesse a utilizar o tecido na confecção de produtos. Além de gerar renda, a alternativa auxilia na preservação ambiental, pois o jeans, que normalmente é descartado incorretamente, agora passou de entulho, para uma nova forma de inserção no mercado de trabalho.
As atividades foram acompanhadas pela monitora Rita Carniel, professora de Artes Visuais, que afirma: “Minha função é apontar as alternativas para o reaproveitamento e as participantes confeccionam os materiais conforme sua criatividade”.
Cerca de 12 mulheres participaram das oficinas e, a partir das três aulas acompanhadas, poderão dar continuidade as atividades, já que a monitoria auxilia na qualificação do trabalho. Para Marlene Rodrigues de Lemes, participante do grupo, as oficinas foram muito importantes pois com o artesanato confeccionado a partir do jeans, as mulheres poderão, além de agregar a renda familiar, auxiliar na manutenção dos trabalhos do grupo, já que os produtos serão vendidos em bazares e outros encontros promovidos na comunidade. Neste sentido, a Cáritas Arquidiocesana incentiva as oficinas para que haja a capacitação das mulheres e a valorização do trabalho elaborado, bem como o estímulo ao trabalho em equipe.