Os estudantes do Nível II da Educação Infantil do Colégio Notre Dame elaboraram um livro de receitas nutritivas e equilibradas que está sendo escrito a várias mãos e paladares. Trata-se do projeto de “Alimentação Saudável” desenvolvido neste segmento, a fim de aliar-se a curiosidade característica das crianças com idade de quatro anos ao desenvolvimento de bons hábitos alimentares.
Neste projeto pedagógico, a cada dois dias, um estudante de cada turma do Nível II leva para casa, além da mochila e dos materiais escolares pessoais, a sacola do projeto. Nela, um caderno de receitas espera as dicas da família para que as refeições sejam mais saudáveis e saborosas. Ao trazer a sacola e o caderno de volta à Instituição de ensino, no dia seguinte, o educando também oferece um lanche saudável para ser compartilhado com os colegas.
A fim de marcar o início deste ciclo do projeto de “Alimentação Saudável” - que deve se estender até o final do primeiro semestre letivo e ser reiniciado, com uma nova proposta, no segundo - uma tarde de sabores de frutas e cores diversas foi divida por todos os estudantes do segmento. Antes de provar os frutos que cada um trouxe para este lanche, porém, eles assistiram suas educadoras contando a história do livro “Camilão, o Comilão”. De autoria de Ana Maria Machado, a obra narra a busca do porco Camilão por alimentos que pudessem ser repartidos pelos demais animais, amenizando sua fome com muitos nutrientes e com solidariedade.
Projetos pedagógicos como este estão vinculados à área do conhecimento de “Identidade e Autonomia” que se desenvolve em toda a Educação Infantil, com o intuito de que o estudante se conheça e reconheça, além de desenvolver hábitos e atitudes de cuidado com si e com o outro.