Beneficiários do RS Mais Renda recebem capacitação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na tarde de terça-feira (23), a equipe da Emater/RS-Ascar reuniu os beneficiários dos programas RS Mais Renda e Fomento para mais uma capacitação. As temáticas do encontro foram educação ambiental, os usos e cuidados com a água, soberania e segurança alimentar, preparo e diferentes utilizações dos alimentos. Os 50 beneficiários de Frederico Westphalen participaram da última etapa do módulo II dos programas no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O biólogo do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura, Carlos Rossato, explicou aos participantes sobre Área de Preservação Permanente (APP), plantas bioativas e o uso adequado destas na propriedade, além de destacar os cuidados com a água, tanto para o consumo humano, quanto na lida com os animais. Essa etapa do programa abrange temas referentes à qualidade de vida. O módulo III está previsto para acontecer no próximo mês.

A soberania e segurança alimentar foi trabalhada pela chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Vera Cancian. Ela demonstrou aos participantes a maneira nutritiva e sustentável com que os alimentos podem ser preparados e armazenados. As receitas ensinadas aos beneficiários foram de sucos, com utilização de erva cidreira, hortelã, beterraba e cenoura, e do bolo multimistura, feito com farinha de trigo, fubá e farinha integral. Essas receitas naturais foram a maneira encontrada pela extensionista para estimular os participantes a terem sua horta e aproveitarem todo o tipo de alimento.

“No momento em que realizamos as visitas procuramos instruí-los sobre o projeto produtivo que eles desenvolverão com o valor do benefício. Nosso intuito é mostrar a eles a importância e possibilidade de eles terem uma alimentação diferenciada, mais saudável. Orientamos para que parte do dinheiro recebido seja investida na criação de uma horta, inicialmente para a subsistência e depois na venda do excedente”, comentou Vera.

Gostou? Compartilhe