Mais de 60% dos recém-nascidos são registrados no HSVP

O posto do Cartório de Registro Civil do HSVP funciona de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 10h15.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) os pais têm a oportunidade de sair com seus filhos registrados, através do Projeto Registrar para Existir. Em 2012, o Serviço Social do HSVP contabilizou o registro de 61% das crianças nascidas na instituição. O projeto surgiu em 2001, sendo oficializado em 2003, com a parceria da 2ª Promotoria Especializada da Infância e Juventude, Cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Passo Fundo e Conselho Tutelar.

Os números apresentados pelo projeto são significantes, no ano de 2012, 2.951 crianças nasceram no Hospital São Vicente, destas 1.736 foram registradas no cartório disponibilizado na instituição. No primeiro trimestre de 2013 nasceram 742 crianças, sendo que 458 foram registradas na maternidade. “Isso mostra que os pais procuram o serviço, além de toda a facilidade de não precisar se deslocar para outro cartório”, enfatiza a assistente social do HSVP, Renata Linck.

Ela ressalta que o principal objetivo do projeto é que o maior número de crianças nascidas no HSVP seja registrado ainda na maternidade. “Um dos motivos que nos levou a iniciar esse trabalho foi de que as crianças internavam e não tinham registro de cidadania. Com a iniciativa elas passaram a ser registradas.”

Atualmente, pode-se afirmar que o número de recém-nascidos não registrados é baixo. Neste sentido, Renata explica que mensalmente uma análise é feita para ver quais crianças não foram registradas no HSVP. Os nomes sem registro são repassados para o cartório, que verifica se a mãe já procurou regularizar a situação da criança, caso não conste o registro, os nomes das mães são enviados para o Conselho Tutelar, que solicitará o comparecimento das mães no cartório para efetuar o registro da criança.

A assistente social também explicou que as mães que não residem em Passo Fundo também podem realizar o registro no Cartório do HSVP, visto que a naturalidade da criança corresponderá à cidade de origem dos pais.
O posto do Cartório de Registro Civil do HSVP funciona de segunda a sexta-feira, das 9h15 às 10h15.

Gostou? Compartilhe