Parceria qualifica agentes Cáritas

Na reunião de abril, realizada na manhã desta terça-feira (30), cerca de 20 pessoas se encontraram na sede da entidade para um encontro de estudos e aprofundamento.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Buscando fortalecer e qualificar a ação dos agentes Cáritas, a entidade realiza mensalmente reuniões de animadores e coordenadores paroquiais, que orientam o trabalho de equipes em 18 paróquias da arquidiocese, em seis municípios. Na reunião de abril, realizada na manhã desta terça-feira (30), cerca de 20 pessoas se encontraram na sede da entidade para um encontro de estudos e aprofundamento. 

O momento iniciou com a intervenção de Jéssica Limberger, acadêmica de psicologia da UPF que realiza estágio curricular no local. Voltada ao dia do trabalho, a atividade refletiu a caminhada de cada um na Cáritas e motivou para que se fizesse memória de uma experiência significativa vivenciada durante o trabalho. Segundo a acadêmica, a proposta “proporciona que as ações desenvolvidas tenham mais sentido para cada um, além de propiciar uma troca de experiências que enriquece muito”.

Para incentivar e possibilitar momentos de formação e qualificação, o encontro contou também com a participação da professora da Faculdade de Direito da UPF e coordenadora do projeto Projur Mulher Cidadã, Viviane Paz. A docente explica que o projeto está há três anos em andamento e busca, através da parceria com a Cáritas, chegar ao maior número de pessoas para transmitir informação sobre o acesso de direitos.

A coordenadora da iniciativa explica que “o objetivo é focar em situações inerentes a cada grupo, ou seja, trabalhar temáticas que vão ao encontro das vivências das participantes”. “Existem, claro, situações mais latentes, como a violência contra a mulher”, acrescenta. “De qualquer forma, trabalhamos direitos do trabalho, família, consumidor e previdenciário também.”, finaliza a colaboradora.

Os encontros mensais de animadores e coordenadores da Cáritas são essenciais para a mobilização e motivação dos agentes, incentivando a partilha de desafios e experiências vivenciados pelas Equipes Paroquiais de Cáritas e permitindo o planejamento, avaliação e monitoramento das ações desenvolvidas.

Gostou? Compartilhe