A comunidade como os estudantes a vêem

ON nas Escolas - No distrito de Bela Vista, onde os alunos que frequentavam a oitava série no ano passado participaram do projeto, estudantes escreveram textos sob seus olhares a respeito de temas da comunidade

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O que representa o asfaltamento do acesso ao distrito? Qual a contribuição da escola para a comunidade? Estas questões podem ser respondidas através do trabalho realizado pelo projeto ON nas Escolas. Dentro da proposta do projeto, em que os alunos escreveram textos jornalísticos, alguns optaram por falar dos assuntos da comunidade. As alunas Kétlin Caraça e Lidiane Vizzotto, por exemplo, fizeram um texto falando sobre a obra de asfaltamento do acesso ao distrito, melhoria que foi feita ao longo do ano passado. Já o aluno Marcos Ceolin de Souza, aproveitou para falar sobre os 60 anos da escola. Os textos foram produzidos no ano de 2012. Confira.

Escola

Aluno: Marcos Ceolin de Souza
Professora responsável: Maria Teresa Escobar Ferron
Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista

Instituição que tem o encargo de educar, segundo programas e plano sistemáticos, os indivíduos nas diferentes idades de formação. Conjunto formado por alunos, professores e funcionários. Doutrina que se destaca pela importância a ligação do poder.
(Fonte: Site infopedi)

Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista
Foi oficializada em 17 de março de 1952. Com o ensino de 1º ao 6º ano, a partir do dia 23 de março de 1983 foi reorganizada a escola e tece o ensino de 1ª a 8ª série. Durante muito tempo a escola atendia os alunos da comunidade a havia escolas unidocentes para atender os que moravam longe da vila e era do ensino de 1ª a 4ª série com uma professora só.

A partir de 1993 fecharam as escolas menores e a prefeitura começou o transporte e todos os alunos do distrito vieram estudar no centro da vila, ou seja, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista e com isso muitos jovens tiveram a oportunidade de completar o ensino fundamental mesmo estando fora da faixa etária.
Atualmente a escola conta com 78 alunos, 9 professores e três funcionários , conta com o apoio bem atuante do CPM (Círculo de Pais e Mestres) e Conselho Escolar, o Clube de Mães, a escola possui biblioteca, sala de informática e acesso a internet, o que foi muito idealizada por toda a comunidade escolar e dessa forma a escola presta serviço a todos que necessitarem desses serviços.

Instituição escola
O termo escola deriva do latim schola e se refere ao estabelecimento onde se dá qualquer gênero de instrução. Também permite fazer comparação ao ensino que se dá ou recebe, ao conjunto do corpo docente ou discentes de um mesmo estabelecimento escolar, do método ao estilo peculiar de cada educador, à doutrina, aos princípios e sistema de autor.

Existem diversas definições para o tema escola, mas prefiro aquela em que vamos para aprender, e não porque somos “obrigados”.

Qualquer instituição de ensino é importante na vida de todo mundo, e cabe a cada um dar valor àqueles que estão ali para nos dar auxílio. Poucos que entram nas escolas saem delas formados e satisfeitos e isso não é culpa de professor algum, sem culpa daquele que não vê o quanto importante é o estudo.
Anos se passam na escola, vivemos como família, tentando respeitar o espaço dos outros e tenho que aceitar o que é para nós. Basta agradecer aos cuidadores por todos os suportes dados para cada um de nós os alunos durante 

Asfalto

Alunas: Kétlin Caraça e Lidiane Vizzotto
Professora responsável: Maria Teresa Escobar Ferron
Escola Estadual de Ensino Fundamental Bela Vista

Zona rural é sinônimo de cheiro de terra. Isto é um ponto positivo, mas temos que ter estradas boas para deslocamento e transporte de grãos. Só quem mora no interior sabe das dificuldades que passamos, pois a maioria dos alunos depende de transporte para chegar até a escola e quando chove não tem condições dos motoristas buscarem todos os alunos, então muitos acabam perdendo aula por causa disso.
Pessoas que dependem de ônibus para chegar até Passo Fundo também enfrentam esse problema, muitos acabam perdendo dias de trabalho pelo mesmo motivo: o transporte da produção do distrito (soja, milho, trigo, aveia, cevada e até hortifrutigranjeiros) ficam muito prejudicados. Isto tudo são valores que exigem um alto custo de produção, precisam de rapidez e garantir de transporte para evitar perdas.
Segundo o subprefeito dos distritos, Jéferson Miguel Ceolin, essa conquista é graças às reivindicações da própria comunidade e também de promessas de campanhas eleitorais de uma década atrás. “Quando Dipp entrou no ano de 1990 já iniciou essas lutas por verbas federais para a realização dessa obra, mas a confirmação de um empréstimo do BID foi assinada somente nessa gestão, mais precisamente em 2011. Aí então foram feitas as licitações e a empreiteira definida iniciou a obra em janeiro de 2012”.
Ele salientou também que os grupos representativos da comunidade, Dati, Frutabel,, Igreja, Avepenca, COM, São Pedro, Independente, CTG, Sicredi, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Primaves e Associação dos Moradores, constituíram muito para esta conquista, por isso não podemos citar nomes, mas sim agradecer a toda a comunidade e ao governo municipal.
Jéferson nos colocou que Passo Fundo conta apenas com seis distritos, mas que mesmo assim as dificuldades encontradas são imensas e temos que ter paciência pra esperar as obras mais urgentes por conta da prefeitura. Cobrar, a gente cobra, mas nem sempre é atendido de imediato.
Conversando com um dos trabalhadores da empresa contratada para iniciar a obra, conhecemos um pouco desse duro trabalho. O senhor Cassildo de Melo tem 71 anos de idade e trabalha nessa profissão há 48 anos. Deu para ver no olhar desse senhor o orgulho que ele sente por sua profissão. Ele nos falou também que se sente bem trabalhando ali.
Cassildo contou que o andamento da obra está indo bem apesar de ter sofrido uma interrupção de 10 dias por problemas com o meio ambiente. A maior dificuldade é quanto o tempo está com chuva, pois tem certas atividades que não podem ser concluídas. Hoje estamos sofrendo com a estiagem, mas em compensação o trabalho andou. Cassildo di que tem o prazo de um ano para concluir a obra e acreditamos que vamos vencer o prazo.
O asfalto em Bela Vista representa um grande avanço para a comunidade, pois esse distrito, apesar de ter uma população pequena, conta com uma grande produção de grãos que incrementam a renda do município.
O asfalto é importante para todos, mas temos outras questões urgentes para lutar e defender. Portanto, vamos continuar atentos e unidos para continuarmos progredindo.

Gostou? Compartilhe