Pacto pela Alfabetização na Idade Certa movimenta região

 Mais de 30 municípios da 7ª CRE participaram de formação que busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) promoveu nessa terça-feira (30) uma formação profissional aos educadores que fazem parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A ação conjunta entre Governo Federal, Estadual e municípios busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática, realizar avaliações anuais junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental e apoiar os municípios que tenham aderido às ações do Pacto, para sua efetiva implementação. 

O PNAIC centraliza sua atuação nos eixos de formação continuada aos alfabetizadores, material didático, avaliação, gestão e mobilização para atingir a sua meta. O PNAIC possui quatro princípios para o trabalho pedagógico desenvolvido: Sistema de Escrita Alfabética; o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos; os conhecimentos oriundos das diferentes áreas que são apropriados pelas crianças; além da ludicidade e o cuidado com as condições básicas durante os processos de ensino e de aprendizagem.

Os 400 professores e coordenadores pedagógicos participaram de oficinas que desenvolveram competências para a compreensão da concepção de alfabetização na perspectiva do letramento, práticas e vivências pedagógicas, e debate sobre o currículo no ciclo de alfabetização. “Temos o compromisso com essa ação e com as nossas crianças, pois vemos o princípio democratizador de qualificação da educação pública nesse desafio que traz nossos alunos para o processo e garantia de seus direitos de cidadania”, afirma a coordenadora da 7ª CRE, Marlene Silvestrin. 

A atividade contou com as palestras da Drª Débora de Leão, da Universidade Federal de Santa Maria, e da formadora e assessora especial da Secretaria Estadual de Administração e Recursos Humanos, professora Sabrina Garcez. Representou a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no evento a Coordenadora Estadual do Mais Educação, Simone Nunes, e também participaram o Secretário de Educação de Passo Fundo, Edmilson Brandão e o diretor da Faculdade Ideau, Flávio Barros.

Gostou? Compartilhe