O feriado desta quarta-feira, 1º de maio, será de nebulosidade. A previsão é da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. A quarta-feira deve amanhecer com céu parcialmente nublado a nublado e o dia será abafado, com temperatura mínima de 17ºC e máxima de 28ºC. “Devido a algumas nuvens carregadas, podem ocorrer chuvas esparsas”, salienta o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio.
A quinta-feira (2) segue a tendência e terá céu parcialmente nublado a nublado, com temperaturas variando entre a mínima de 17ºC e a máxima de 28ºC. Na sexta-feira (3), as condições climáticas e as temperaturas previstas são as mesmas da quinta-feira.
No sábado (4) o tempo muda, pois a previsão aponta para a entrada de uma nova frente fria de rápida passagem, quando podem ocorrer pancadas de chuva associadas a trovoadas, mas serão de rápida passagem. “As pancadas de chuva somente virão para derrubar a temperatura. De sábado para domingo a temperatura já cai, por causa da entrada de um ar seco e frio. No domingo (5), a mínima deve ficar em 10ºC e máxima não deve passar dos 20ºC”, comenta Sampaio. Na segunda-feira (6) a temperatura cai ainda mais, com mínima que deve ficar em 6ºC e a máxima não deve passar dos 18ºC.
Prognóstico
O próximo trimestre deverá ter grande variação na temperatura. “Frente à situação de neutralidade na temperatura da superfície do mar no Pacífico Equatorial, espera-se ainda chuva irregular durante o trimestre. As oscilações na precipitação tendem a predominar entre o padrão climatológico e pouco abaixo, o que tende a ocorrer também nas temperaturas, especialmente no começo do trimestre”, projeta o observador. As temperaturas mínimas, segundo ele, vão ficar abaixo da normal para maio, já as máximas ficarão dentro do padrão climatológico.
“Apesar dos prognósticos indicarem tendências de anomalias positivas de temperaturas médias para pouco acima do padrão no decorrer do trimestre, poderão ocorrer dias com temperaturas baixas e formação de geadas ao longo do período, que são as chamadas geadas precoces, o que já pode ocorrer na próxima segunda-feira”, alerta Sampaio.
Chuvas
Durante o mês de abril o registro de chuva chegara aos 95,7 milímetros, o que corresponde a 96% da média, que é de 99,7 milímetros. “Dá para se dizer que ficou dentro da média e que o mês de abril foi generoso com os agricultores, porque tivemos 25 dias sem chuva no mês de abril, foram somente cinco dias de chuva registrados pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, o que favoreceu a colheita”, explica.