Os produtores rurais que se enquadram no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) começam a receber, gratuitamente, as doses da vacina contra febre aftosa a partir da próxima segunda-feira (06). Nsta etapa da campanha, a vacinação é obrigatória para todos os bovinos e búfalos. O objetivo é a proteção do rebanho gaúcho contra esta doença grave, altamente contagiosa e responsável por grandes prejuízos econômicos e sociais ao Estado.
A Secretaria da Agricultura, nesta primeira etapa, vai doar mais de 5 milhões de doses aos produtores que se enquadrem no Pronaf ou na Lei da Pecuária Familiar e que tenham rebanhos de até 100 cabeças por grupo familiar. As vacinas, são em volume suficiente para imunizar 25% do rebanho.
Calendário
O calendário de distribuição se inicia na segunda-feira com as comunidades Nossa Senhora das Graças, São Pedrinho, Nossa Senhora da Paz, Santo Antônio do Capinzal e Capinzal. Na terça-feira é a vez dos produtores rurais de Bom Recreio, Santa Terezinha, Santa gema e Santo Antão. No dia 08 de maio, a entrega acontece em Pulador e Bela Vista. No dia 09, as doses serão entregues em Vila Rosso, São Valentin, São José e São Roque. Na sexta-feira, dia 10, a distribuição acontece na Vila Colussi, São Braz, Burro Preto e Sede Independência.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já