Passo Fundo foi a primeira cidade do Estado a receber treinamento para profissionais que atuam no Cadastro Único do programa Bolsa Família. O curso, direcionado à área da assistência social, reuniu funcionários de 41 prefeituras da região Norte. Na manhã desta segunda-feira (06), aconteceu a abertura do curso, no auditório da Biblioteca da Universidade de Passo Fundo. A secretária de Cidadania e Assistência Social de Passo Fundo, Neli Formigheri, manifestou alegria pelo fato de a cidade ser a primeira a receber o treinamento. “É só capacitando os nossos profissionais que atuam no cadastro único que vamos poder avaliar quem realmente necessita dos benefícios e destiná-los às pessoas certas”, enfatizou.
O secretário adjunto do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Estado, Édson Borba, destacou que o cadastro único é referência em todos os municípios que visam políticas públicas de assistência social como um viés de inclusão. “O cadastro é a porta de entrada para todos os programas de inclusão. Hoje a assistência social trabalha com um tripé, em que fazem parte também a saúde e a educação. É importante lembrar que, através dos programas assistenciais de transferência de renda, como o Bolsa Família, o governo traz para a economia pessoas que antes estavam à margem da sociedade”, afirmou o secretário adjunto.
Para Ironi José Sebben, prefeito de Almirante Tamandaré do Sul, que participou do treinamento junto com a secretária da saúde e Assistência Social do município, Kênia Fengler, o momento é importante para esclarecer dúvidas, principalmente de funcionários e gestores que estão em início de governo. Para ele, esse primeiro contato possibilita a qualificação dos servidores. O treinamento segue até sexta-feira, dia 10, com duas turmas de cerca de 40 pessoas cada. No final do curso, cada participante deve realizar uma prova e, se aprovado, receberá o certificado de conclusão.