Prefeitura recebe encaminhamento de audiência pública sobre drogadição

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta quinta-feira (09), membros da Comissão de Educação e Bem Estar Social (CEBES) da Câmara Municipal e integrantes de entidades e comunidades terapêuticas que tratam da temática das drogas entregaram ao prefeito em exercício, Juliano Roso, um relatório com as demandas definidas em audiência pública realizada no dia 05 de abril. No encontro, que tratou da drogadição e do atendimento aos dependentes químicos em Passo Fundo, estavam presentes os secretários municipais de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, de Educação, Edemilson Brandão, de Assistência Social, Nelí Formighieri, vereadores e representantes do grupo Amor Exigente, Casa Peniel, Casa Manaain, Casa de Convivência Pastor Germano Zuchi, Ordem dos Ministros Evangélicos, e Coordenadoria da Juventude.

Entre os pontos destacados no relatório final encaminhado pelos vereadores Sidnei Ávila, Claudia Furlaneto, Marcos da Silva, Pedro Daneli e Eduardo Peliciolli, juntamente com as entidades, os principais são: aumento no número de vagas nas casas de dependência química conveniadas com a Prefeitura, ampliação do valor dos convênios, criação de secretaria especializada em assuntos de drogadição, albergue para dependentes, casa de recuperação feminina e maior sintonia entre o Caps-Ad, CRAS e grupos de apoio.

O prefeito em exercício, Juliano Roso, falou da importância de se discutir esta preocupação nos lares que é a drogradição e concordou com a maioria dos encaminhamentos da audiência. Ele disse ser contrário, porém, à criação de uma secretaria. “Ao invés de criar, devemos estimular a política transversal, envolvendo todas as secretarias, integrando-as com projetos simultâneos”, argumentou Juliano. Ele observou ainda que o governo municipal criou a Coordenadoria de Projetos Especiais e Captação de Recursos, que visa captar verbas federais, em que podem ser incluídos projetos de combate ao uso de drogas.

Gostou? Compartilhe