A Sicredi Planalto Médio RS completou 32 anos de atuação esta semana. Uma história iniciada em 1981, onde no município de Passo Fundo foi realizada a primeira Assembleia de Constituição da cooperativa, com a criação de seu primeiro estatuto social, e assim o ponto de partida para o início de suas atividades. Naquele tempo um grupo de 20 líderes do agronegócio, ligados a Cooperativa de Produção, liderados por Mário Kruel Guimarães, constituíram a Cooperativa de Crédito Rural de Passo Fundo – Credipasso.
A Livre admissão de associados aprovada pelo Banco Central através da Resolução 3.106/03, tornou as cooperativas de crédito mais acessíveis, possibilitando a sua expansão para todas as pessoas das mais diferentes atividades econômicas. Foi o caso da Cooperativa de Crédito de Passo Fundo, que a partir de agosto de 2004 passou a ser Sicredi Planalto Médio RS, operando com todos os segmentos profissionais da comunidade. Compõe a área de atuação os municípios de Passo Fundo, Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha.
Segundo o presidente da Sicredi Planalto Médio, Ari Rosso, comemorar 32 anos é motivo de muito orgulho por todas as conquistas desta trajetória. “Mostra a solidez do cooperativismo como modelo de organização econômica da sociedade. O Sicredi não seria o que é hoje se as cooperativas de crédito não tivessem superado com êxito os períodos em que os cenários eram desfavoráveis”.
Com um portfólio com mais de 100 produtos e serviços à disposição dos associados, o Sicredi mostra a importância para o crescimento da região. “ASicredi Planalto Médio cresce e se posiciona como uma alternativa dos associados ao mercado financeiro tradicional, fazendo do Sicredi uma instituição financeira competitiva, dirigida e gerenciada por pessoas da comunidade, sendo o associado o dono do empreendimento”, comenta.
“Comemorar esta trajetória de conquistas só foi possível graças ao envolvimento de muitas pessoas: colaboradores, coordenadores de núcleo, conselheiros, mas especialmente aos inúmeros associados que acreditaram e continuam a acreditar no potencial da Sicredi Planalto Médio RS, na sua vontade de crescer, de se tornar um referencial no atendimento das necessidades de seus associados”, finaliza Ari Rosso.
Responsabilidade social
As cooperativas de crédito integrantes do Sicredi participam da construção da qualidade de vida das comunidades e das categorias profissionais em que estão inseridas. Suas ações acontecem em diversas frentes, possibilitando a realização de projetos e eventos em benefício da sociedade e a valorização da cidadania.
Para isso desenvolve junto às crianças o Programa A União Faz a Vida. Este é principal programa de responsabilidade social do Sicredi. Na área de ação da Sicredi Planalto Médio o programa é desenvolvido nos municípios de Ernestina, Mato Castelhano, Pontão e Coxilha, envolvendo 2.649 alunos e 221 educadores. A assessoria pedagógica é realizada pela Faculdade Ideau. O Sicredi realiza também o Programa Crescer. Através deste programa, o associado tem acesso a informações relativas ao tipo societário de uma cooperativa e como exercer seu papel como proprietário de um empreendimento coletivo. Em todo o Brasil já são mais de 55 mil associados capacitados.
Para que o associado exerça de forma plena o seu papel de dono do Sicredi é realizado o Programa Pertencer. Com este programa, o associado participa de forma efetiva na gestão da cooperativa através das Assembleias Sicredi. Atualmente são mais de 190 mil associados envolvidos.
Sicredi Planalto Médio RS comemora 32 anos
· 2 min de leitura