Alberi Paulo Ceolin assumiu na tarde desta segunda-feira (20) o terceiro mandato consecutivo à frente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo. A eleição ocorreu no dia 28 de dezembro do ano passado. A posse ocorreu na sede do sindicato com a presença da nova diretoria, filiados e autoridades dos três municípios de Passo Fundo, Mato Castelhano e Coxilha. Criado há quase 51 anos, a entidade reúne cerca de 500 trabalhadores de Passo Fundo.
O presidente, em seu discurso ressaltou os desafios da classe trabalhadora. O principal deles é ampliar as políticas públicas para manter o jovem no campo, já que, segundo o Censo 2010, Passo Fundo possui menos de quatro mil agricultores, o que representa 2,5% dos atuais moradores da cidade. “Nossa grande preocupação é com a sucessão rural. Hoje nossos filhos estão vindo para a cidade estudar, conseguem um emprego e acabam não voltando para tocar a propriedade e quem fica no interior são as pessoas mais velhas, com menos força para trabalhar. Por isso, estamos trabalhando para um ensino voltado para o campo, incentivando o jovem a tocar a propriedade dos seus pais, afinal é do campo que sai o alimento que vem para a cidade”, esclareceu. Na década de 70, o município chegou ter mais de 24% da população morando em propriedades rurais.
No âmbito regional, Ceolin disse que são urgentes os investimentos para melhorar as condições das estradas, o acesso a internet e de telefone celular no interior. “Precisamos de sinal de internet e de telefone. Hoje se sairmos do centro da cidade, já ficamos sem sinal. É uma precariedade total”, afirmou.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já