As condições climáticas para os próximos dias continuam favoráveis às doenças respiratórias. De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, o tempo vai ficar úmido até pelo menos quinta-feira (23). Para a sexta-feira está prevista a entrada de uma massa de ar polar que deve trazer frio para o final de semana.
“O início da manhã de ontem foi de formação de nevoeiro, assim como o início da tarde, o que é comum para a época, principalmente devido à nebulosidade e à alta umidade relativa do ar”, explica Sampaio. E durante esta semana a nebulosidade deve continuar predominando, junto à alta umidade relativa do ar, o que favorece o aparecimento de nevoeiro ou névoa úmida todas as manhãs. Essa nebulosidade também deve ser causadora de chuvas fracas e esparsas. O céu deve continuar encoberto com períodos de parcialmente nublado e o sol até pode aparecer por alguns momentos.
“Na quinta-feira à tarde a temperatura deve declinar um pouco, principalmente na madrugada de sexta-feira, quando entra uma massa de ar de origem polar de intensidade moderada. Com ela, teremos um sábado e um domingo com temperaturas próximas a zero grau”, comenta o observador. A formação de geada no amanhecer pode aparecer no final de semana, que ainda poderá ter como marca as temperaturas mais baixas do ano e do outono.
No domingo que passou (19) a temperatura mínima foi de 14ºC e máxima foi de 16ºC, por isso a sensação de frio. A pouca oscilação também marcou as temperaturas registradas ontem, quando a mínima foi de 14,5ºC e a máxima, de 17ºC. Para o restante da semana, estão previstas mínimas em torno de 14ºC e máximas por volta dos 20ºC. Na sexta-feira é que muda um pouco, quando a mínima já deve baixar para os 6ºC e máxima não passa dos 16ºC. No sábado o comportamento será semelhante, quando então a massa de ar polar ganha mais força, diminuindo ainda mais a temperatura no domingo e então já deve fazer 2ºC de mínima.
Entre a madrugada de domingo e até as 9h de ontem a chuva registrada foi de 32 milímetros, o que soma no mês 73,3 milímetros e representa 64% da média para maio que é de 114,3 milímetros.
Umidade continua e frio deve aumentar
· 1 min de leitura