Chapa 2 vence eleição do DCE

Pleito aconteceu no dia 20 de maio. Mais de 5.300 alunos participaram da eleição

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chapa 2 – Transformando Sonhos em Realidade foi a vencedora da eleição para o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Além da chapa 2, disputava a eleição a chapa 3 – Nada Será Como Antes. A votação aconteceu nos três turnos de aula da última segunda-feira, dia 20 de maio, sendo que as urnas foram fechadas às 22h.

Participaram do pleito 5.370 estudantes da universidade, que votaram em urnas no sistema informatizado da instituição. Do total de votos, a chapa 2, que foi a vencedora, recebeu 3.226 votos. A chapa 3 teve 2.054 votos. Também foram registrados 52 votos brancos e 38 votos nulos. De acordo com Bibiana Sanches de Oliveira, presidente da Comissão Eleitoral, a apuração começou logo após o encerramento da eleição e, por volta das 23h30, o resultado já havia sido conhecido. A chapa assume em junho. “O estatuto prevê que ela assuma na segunda quinzena de junho”, comenta a presidente da comissão.

Divulgação do resultado acaba em discussão
O acompanhamento da apuração foi um momento de certa tensão na universidade. Segundo relato de um dos estudantes que acompanhava a contagem de votos, durante o processo integrantes e simpatizantes das duas chapas trocaram provocações. De acordo com informações extra-oficiais, quando foi divulgada a chapa vencedora, começaram pronunciamentos contra a chapa perdedora.

Segundo relatos de estudantes que presenciaram o momento, a apuração acontecia no salão da Faculdade de Agronomia, sendo que os integrantes da chapa 2 acompanhavam a apuração de dentro do salão, enquanto a chapa 3 se manteve do lado de fora. Ao final da contagem, foram chamados os presidentes das duas chapas, quando se apresentou somente o presidente da chapa 2. Cerca de 15 minutos depois, o presidente da chapa 3 entrou no salão e então começou a troca de xingamentos e empurra-empurra. Para sair do salão, a comissão eleitoral precisou ser acompanhada dos vigilantes da instituição, momento em que também foi verificada a chegada de três viaturas da Brigada Militar, que foi chamada ao local para averiguar a quebra de vidros que ocorreu no DCE.

Gostou? Compartilhe