Uma caravana com mais de 40 dirigentes sindicais dos metalúrgicos das regionais Planalto e Missões, intensificaram a mobilização da Campanha Salarial 2013 na região, durante toda a terça-feira. Em Passo Fundo e Marau, as assembleias foram realizadas nas portas de fábricas, durante as trocas de turnos, mobilizando mais de quatro mil metalúrgicos.
O enfoque da pauta de reivindicações dos metalúrgicos é o reajuste salarial da categoria em 10%, redução da jornada de trabalho para 40 horas mensais, sem redução de salário, piso salarial indexado ao regional com valor de no mínimo 10% superior, elevando o valor para R$ 921,14, a partir de 1º de maio de 2013. Também o pagamento dos meses com 31 dias para os trabalhadores mensalistas e vale transporte a custo zero. Ainda auxílio estudante para os funcionários e dependentes, bem como liberação remunerada para o funcionário freqüentar os cursos profissionalizantes dos Institutos Federais.
Outro ponto discutido é a obrigatoriedade do uso de alimentos saudáveis, livre de agrotóxicos, na elaboração dos alimentos oferecidos aos trabalhadores nos refeitórios das empresas. Bem como a implantação da Cozinha do Trabalhador, um local para a elaboração dos alimentos com produtos da agricultura familiar, disponibilizado nos locais de trabalho, a qual está em projeto para ser implantada em Passo Fundo.
Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Passo Fundo, Ailton Araújo, avalia o ato como positivo, pois os trabalhadores estão motivados e mobilizados. “A expectativa é muito boa, os 40 dirigentes sindicais do Planalto e Missões que participaram da caravana, acreditam que o momento é favorável para a uma convenção coletiva de trabalho positiva. A economia está num ritmo crescente no setor de implementos agrícolas, as fábricas estão operando com capacidade máxima e estamos vivendo um momento de pleno emprego, por isso esperamos que o acordo ocorra ainda em maio”.
O coordenador da Macro Região Norte, no processo de Participação Popular e Cidadã do Governo do Estado, Rene Cecconello, participou das atividades de mobilização em Passo Fundo e registrou seu apoio a categoria “a participação dos dirigentes dos sindicatos metalúrgicos de Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Ijuí, Panambi, Santo Ângelo, Santa Rosa e Horizontina, nesta ação conjunta da campanha salarial representando as regionais Planalto e Missões da Federação é exemplo de luta e dedicação” salientou o coordenador. As mobilizações tiveram inicio com a 7ª Marcha da Classe Trabalhadora, em 6 de março em Brasília, e seguem durante todo o mês de maio.