Com a intenção de ampliar a qualificação do atendimento da atenção básica em Passo Fundo, a Prefeitura agora é participante do Programa Telessaúde Brasil. O convênio, já assinado pelo prefeito Luciano Azevedo, tem a intenção de oferecer capacitação permanente aos profissionais que atuam junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). “Esta é mais uma maneira de melhorar a qualidade do atendimento no SUS e dar agilidade no serviços prestado em nossas unidades”, disse o prefeito.
O Programa Telessaúde é uma ação que acontece em todo o país, integrando ensino e serviço através de ferramentas de tecnologias da informação, para oferecer Teleassistência e Teleducação para os trabalhadores. Desta forma, nove unidades de saúde da cidade deverão estar informatizadas até setembro, chegando a quinze até o final deste ano.
Conforme esclarece o secretário de Educação, Artur Rosa Filho, as instituições parceiras do Telessaúde podem ser assistidas ou acessadas por profissionais e trabalhadores da saúde de forma aberta, mesmo por uma unidade ou profissional de município não integrado ao Núcleo de Telessaúde. Também serão proporcionados alguns serviços que auxiliam na condução de um melhor atendimento à população, como a Teleconsultoria e a Segunda Opinião Formativa.
“O programa demonstrou resultados positivos no Brasil. Os Núcleos em funcionamento já atendem ao princípio da atenção básica como ordenadora da rede. Nas Teleconsultorias, o profissional do município poderá ficar on-line e discutir casos de pacientes com um médico de família e comunidade ou com um profissional da atenção básica. Se o caso não for solucionado, as dúvidas poderão ser remetidos a outros especialistas”, esclarece o secretário. Segundo Luiz Artur, o município assume, agora, o compromisso de seguir expandindo a informatização nas unidades de saúde.