A Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria do Interior (Secrint) – através dos agentes do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) – vêm, intensificando, gradativamente, a fiscalização ao comércio e transporte de Produtos de Origem Animal no município. Nesta semana, com o apoio da Patrulha Rural da Brigada Militar (BM), foram realizadas várias incursões a supermercados, mercados e outros empreendimentos estabelecidos em Passo Fundo, além de veículos de transporte de carne, onde o SIM recolheu cerca de 306 kg de alimentos impróprios ao consumo: 18,2 kg de salame, 9,5 kg de mel, 12 Kg de torresmo, 24,2 Kg de carne de ovelha, aproximadamente 50Kg de carne de suíno e 193 kg de carne bovina. Todos os produtos apreendidos estavam irregulares perante à lei.
Alguns produtos não possuíam procedência comprovada, enquadrando-se como clandestinos, portanto, não passaram por nenhuma inspeção higiênica-sanitária e industrial e outros estavam sanitariamente comprometidos. Uma parte da carne bovina apreendida encontrava-se em avançado estado de deterioração. A apreensão, a exemplo de anteriores, serve de alerta para o consumidor, que deve somente adquirir produtos com qualidade e origem comprovada. É importante verificar sempre se o alimento possui carimbo impresso, rótulo e/ou etiqueta-indicativo de que passou por uma prévia inspeção de órgão competente (SIM, CISPOA ou SIF).
A Secretária do Interior, Liliane Rebechi, informa que a Secrint, através do Serviço de Inspeção Municipal, se coloca inteiramente à disposição da comunidade no atendimento de denúncias locais que o cidadão queira fazer. O SIM pede a colaboração da população para que sejam denunciados junto à Secrint possíveis locais onde encontram-se produtos comprometidos sanitariamente e sem procedência. Os produtos podem ser oriundos de ação de abigeato ou de abate clandestino, e causar, por consequência, risco à saúde pública.
O SIM está localizado na rua Teixeira Soares, 625, fundos do antigo quartel do Exército, e atende pelos telefones:(54)3311.1193 e (54)3311.7851, em horário comercial, nos turnos da manhã e tarde.
Produtos de origem animal são apreendidos
· 1 min de leitura