O projeto de extensão Balcão do Consumidor, da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF), recebeu na tarde desta quinta-feira (23), a visita do secretário Estadual da Justiça e dos Direitos Humanos Fabiano Pereira. Na oportunidade, Pereira conheceu o trabalho desenvolvido por meio do projeto, que objetiva promover a educação para o consumo.
Durante a visita, o secretário destacou a importância do Balcão do Consumidor para a comunidade. “A procura pelo Balcão é extraordinária e o mais importante é que os dados confirmam que as pessoas saem daqui com os seus problemas resolvidos. Isso é uma evolução muito significativa no direito das pessoas”, afirmou. Pereira ressaltou problemas pontuais que os consumidores encontram em setores como telefonia e compras online.
O secretário ainda afirmou que a iniciativa beneficia não apenas a comunidade, mas também os acadêmicos. “Com certeza essa é uma oportunidade de qualificar e fazer com que o aluno consiga se tornar um profissional muito mais habilitado para atuar no mercado de trabalho”, observou.
Um dos coordenadores do Balcão, o professor Rogério da Silva lembrou que por meio do projeto ocorre um trabalho em rede, estabelecendo-se laços e parcerias, principalmente com o Procon, os munícipios, o Ministério Público e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Além do atendimento à população, são desenvolvidas atividades de educação para o consumo, com a confecção e a distribuição de material produzido pelo Balcão.
Participaram da recepção ao secretário o coordenador da Divisão de Extensão da UPF, Márcio Taschetto, e o professor Liton Lanes Pilau Sobrinho, que coordena junto com o professor Rogério da Silva o projeto do Balcão do Consumidor.
Desde sua implantação, em 2006, o Balcão do Consumidor já atendeu mais de 35 mil pessoas com as unidades instaladas em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha e mais recentemente em Soledade.