Área de instabilidade entra na região no sábado

No domingo ainda podem acontecer pancadas de chuva fraca, intercaladas com períodos de melhorias. Mínima prevista para o final de semana é de 10ºC

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chuva vai voltar neste final de semana, de acordo com a previsão da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Isso, porque uma frente fria com área de instabilidade entra na região neste sábado (1º) trazendo chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul. Na segunda-feira, o tempo volta a ficar seco, porém com temperaturas baixas. “O ar frio e seco que chegou na quarta-feira (29) atuou também na quinta (30) e sexta-feira (31), quando mínima foi de 4,3ºC e a máxima de máxima 17ºC, mas devido ao vento contínuo durante o dia, a sensação térmica era de frio”, explica o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio.

Apesar do frio, ainda na sexta-feira o céu já começava a ficar encoberto, indicando a chuva que está prevista para o final de semana. “A partir de sábado entra novamente na região uma frente fria associada a uma área de instabilidade com nuvens carregadas e chove no decorrer do dia. A temperatura mínima deve ficar em 10ºC e a máxima não passa dos 18ºC”, ressalta o observador. Para o domingo (2) a previsão ainda é de tempo instável com chuva fraca e períodos de melhoria. As temperaturas ficam entre 10ºC e 18ºC. “Na segunda-feira (3) entra outro ar frio e seco fazendo com que as temperaturas entrem em declínio novamente. A mínima será de 5ºC e a máxima não passa dos 20ºC, mas sem chuva e com indicativo de que o tempo deve ficar bom até quinta-feira (6)”, salienta Sampaio.

Maio de muitas variações
O quinto mês do ano de 2013 foi marcado pelas intensas variações climáticas. Conforme Sampaio, no mês de maio “tivemos semana em que ocorreram quatro geadas, tivemos também a umidade relativa do ar chegando aos 8%, que chegou ao nível de emergência. Semana passada, tivemos a formação de quatro nevoeiros e alta umidade”, relembra o observador. Com relação às chuvas, foram registrados 85,2 milímetros durante o mês, o que representa 75% da média de 114,3 milímetros.

Prognóstico
“O próximo trimestre continua apontando meses com variação de temperatura e chuva. Pelo que indica prognóstico, nos meses de junho e agosto, as temperaturas devem ficar mais baixas que a média e também as chuvas ficarão um pouco abaixo do padrão climatológico em grande parte do Rio Grande do Sul. Em julho, ficarão um pouco acima da média e as temperaturas dentro do padrão”, salienta Sampaio.

 

Gostou? Compartilhe