A 7ª CRE reuniu, esta semana, responsáveis de 125 escolas estaduais e representantes de escolas particulares e de secretarias municipais de Educação da região. O encontro visou a capacitação de 200 diretores e secretários para a participação no Censo Escolar 2013. O Censo reúne dados cadastrais das escolas, e esses dados serão utilizados pelo Ministério da Educação (MEC) para distribuição de recursos de programas como alimentação escolar, transporte escolar, Mais Educação, entre outros. O Educacenso é realizado em colaboração entre secretarias estaduais e municipais de Educação, com participação de todas as escolas públicas e privadas do Brasil. De acordo com o cronograma do Censo estabelecido pelo Inep/MEC (publicado no Diário Oficial da União em 5 de abril passado), a coleta dos dados do Censo Escolar será feita por meio eletrônico no Sistema Educacenso, disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. A primeira etapa do Censo Escolar confere aos diretores e responsáveis lançar informações sobre a infraestrutura, dados educacionais e a quantidade de alunos, turmas e professores envolvidos em sua unidade de ensino. A primeira etapa finaliza no dia 12 de julho para as escolas estaduais, e dia 31 de julho para as demais escolas.
Capacitação qualifica escolas para o Censo
· 1 min de leitura