Jonatas Wendland está internado na CTI do Hospital da Cidade precisando de doadores de sangue. Ele tem uma doença rara na medula, chamada de Síndrome da Ativação Macrofagica Secundária. Devido a doença, ele está usando muitas bolsas de sangue por dia. É necessário mais de 200 doadores de sangue, de qualquer tipo, com urgência.
As doações devem ser feitas no Hemopasso em nome de Jonatas Wendland.
O que é preciso saber para doar sangue
Para doar sangue é preciso apresentar documento de identidade oficial com foto, ter mais de 18 anos e peso superior a 50 kg. No dia da doação é bom não estar em jejum. O doador não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação e deve evitar fumar duas horas antes da doação. Homens podem fazer até quatro doações por ano, ou seja, devem esperar o intervalo de 60 dias para cada nova doação. Mulheres podem fazer até três doações ao ano, ou seja, o intervalo é de 90 dias para cada doação.
Não pode doar sangue quem teve gripe ou febre nos últimos dias; quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses; mulheres grávidas ou que estejam amamentando; quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses; quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; e pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como a aids, hepatite, sífilis e doenças de chagas.