Dois grupos do Departamento de Atenção à Terceira Idade – DATI, do bairro São Luiz Gonzaga e Primeiro Centenário, realizaram um trabalho de integração com grupos de convivência atendidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, durante a tarde desta quinta-feira, 06. Na ocasião, o integrantes do DATI fizeram apresentações de danças e brincadeiras com os atendidos. “O idoso tem um papel essencial em nossa sociedade e sabe a diferencial do trabalho feito para com estes grupos. Para eles não há exclusão”, comentou a coordenadora de Atenção ao Idoso, Cândida Bertoncello.
De acordo com a professora dos grupos, Jocélia Telles, os idosos ficaram felizes com a integração. “Uma das alunas ficou emocionada com a atividade, chegou a chorar. Os idosos saem ganhando por realizarem uma atividade diferenciada, assim como as pessoas visitadas”, comentou.
Conforme esclarece a coordenadora da política de assistência social da APAE, Andrea Somenzy, os grupos de convivência, vinculados à política de assistência social, são formados por pessoas com mais de 25 anos. Três grupos frequentam a Associação no período da manhã e outros três à tarde, onde realizam atividades que envolvem música, artes e comunicação, na busca do fortalecimento de sua independência e autonomia.
“Recebemos o DATI com gosto, pois os grupos gostam de receber pessoas de fora e ter este tipo de contato. Percebemos que também ficaram felizes em poder demonstrar aquilo que gostam e sabem fazer. Este foi um dia de grande integração entre DATI e APAE”,comentou a assistente social.