Em épocas em que a preservação ambiental é cada vez mais urgente e no mês em que celebramos o dia mundial do meio ambiente e da ecologia, a Cáritas busca ainda mais incentivar a alimentação saudável através do consumo de alimentos agroecológicos. Para isso, no último sábado (15), participou da Feira Ecológica, organizada pela Coonalter e realizada há 15 anos em Passo Fundo.
A intervenção da entidade consistiu em promover a conscientização da população através da degustação de alimentos produzidos com ingredientes naturais. As receitas, que utilizaram alimentos fornecidos na Feira - como frutas e verduras - foram preparadas por uma bolsista do programa PAIDEX da Universidade de Passo Fundo, que atua na entidade na área de nutrição. Além disso, o bolo de bergamota e a torta de espinafre preparados pela bolsista mostraram aos visitantes da Feira a possibilidade da utilização integral dos alimentos, como por exemplo a casca da fruta.
Dalcei Pinto de Camargo, consumidora da Feira Ecológica destaca a importância de utilizar alimentos saudáveis: “Eu busco alimentos aqui pois sei que não possuem agrotóxicos, por não serem industrializados são melhores para nossa saúde”. Dalcei, que frequenta a Feira há anos também comenta a necessidade da conscientização: “A Cáritas sempre está presente nos alertando sobre a alimentação correta, já recebi informações sobre o perigo do uso em excesso do sal, sobre a importância de consumir grãos e hoje sobre o uso completo dos alimentos.”
A Feira, que acontece todos os sábados pela manhã na Praça da Mãe, em frente ao colégio Fagundes dos Reis, visa a comercialização exclusiva de produtos ecológicos, produzidos em agroindústrias ou propriedades familiares na região de Passo Fundo. Além do mais, promove a sustentabilidade em todos os aspectos, desde o cuidado com a saúde, até a preservação ambiental.