95 anos dedicados à saúde

Aniversário da instituição acontece na segunda-feira (24)

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) comemora nesta segunda-feira, 24 de junho, 95 anos de dedicação à saúde. A maior instituição hospitalar do norte do estado nasceu da necessidade de atender e abrigar os doentes da Gripe Espanhola que, em 1918, vitimou milhares de pessoas no Brasil. Dirigido pelos Vicentinos, em caráter de gratuidade, o HSVP cresceu de forma estrutural, em volume de atendimentos, número de funcionários e de serviços, tornando-se referência em saúde e medicina de alta complexidade no sul do país.

Tradicionalmente, a diretoria administrativa reúne-se com o grupo de 60 sócios Vicentinos para avaliar as ações de 2012 e os projetos em andamento, visando o futuro de uma instituição sólida, que se renova para continuar enfrentando os desafios pertinentes à área da saúde. A assembleia dos sócios acontece neste domingo, 23 de junho.

Caracterizado como um hospital geral, de grande porte, o HSVP possui 614 leitos para internações e 123 leitos de apoio. Sua área de abrangência atinge uma população superior a dois milhões de pessoas, provenientes de uma macrorregião (norte e missioneira do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina), sendo que no último ano atendeu pacientes de 418 municípios.
Em 2012 foram internados no HSVP 32.002 pacientes destes, 62,61% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, 2.926 bebês nasceram, e através do projeto Registrar para Existir, 1.975 recém-nascidos foram registrados antes de receberem alta da Maternidade.

Com mais de 50 mil m² de área construída, a instituição possui um moderno parque de equipamentos com tecnologia de ponta, utilizado tanto para o atendimento aos pacientes nas diferentes modalidades diagnóstica e ou terapêutica, como para o desenvolvimento do ensino.

Ainda no aspecto estrutural, o HSVP possui Emergência, Centro de Tratamento Intensivo para adultos, CTI Pediátrico e Neonatal, Centro Cirúrgico que realiza, em média, 100 cirurgias por dia, além de Centro Obstétrico, Centro de Recuperação Pós-anestésico, Centro de Diagnóstico, Serviço de Nefrologia, Lavanderia, Escola de Educação Infantil que acolhe mais de 500 crianças de 0 a 5 anos, filhos de funcionários.

Alta complexidade de referência
O Hospital São Vicente de Paulo é referência para atendimento de alta complexidade em diversas áreas médicas, como cardiovascular, neurocirurgia, oncologia com radioterapia, traumato-ortopedia, nefrologia, terapia nutricional, transplantes (córnea, fígado, rim e tecido ósseo). A instituição mantém o único Banco de Tecidos Musculoesquelético no estado (atualmente sete bancos estão em funcionamento no Brasil), e em fevereiro do ano passado iniciou as atividades do Banco de Tecido Ocular Humano. Em 2012, 2.329 transplantes foram realizados na instituição. A campanha Doe órgãos: uma corrente pela vida é realizada em caráter permanente pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e Organização por Procura de Órgãos e Tecidos (OPO).

Como marco dos 95 anos, o HSVP realizou no dia 02 de outubro a primeira cirurgia de separação de gêmeas siamesas. Kerolyn e Kauany Ribeiro do Amaral e Silva nasceram unidas por todo abdômen, desde o fígado, os intestinos, a bexiga e a genitália. Após oito meses da cirurgia e quatro meses da alta hospitalar, elas estão crescendo com saúde e alegria, junto à família que reside em Marau.

2 anos do Serviço de Hemoterapia
No dia em que o Hospital São Vicente de Paulo comemora 95 anos, o Serviço de Hemoterapia completa dois anos de atividades. A unidade dá suporte aos procedimentos de alta complexidade e possui equipamentos inovadores, que visam a qualidade e a segurança no processo da doação e transfusão de sangue.

Mais de 2.900 funcionários
Atualmente, a instituição possui 2.909 funcionários que visam a qualidade e a humanização do atendimento. O corpo clínico do HSVP é aberto, formado por mais de 700 médicos e odontólogos, especialistas, mestres e doutores.

Ensino e pesquisa
Certificado como Hospital de Ensino, através da Portaria Interministerial nº 2091 (MEC/MS), de outubro de 2005, o HSVP recebe alunos do curso de Medicina para realização de atividades curriculares da Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, além de acadêmicos de graduação de outros cursos. Desde 1976 desenvolve programas de Residência Médica. Atualmente, 112 médicos residentes realizam sua especialização no hospital. No total são 15 especialidades médicas, todas reconhecidas pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação. Em 2013 iniciou o Programa Nacional de Bolsas para Residência Multiprofissional, onde 17 profissionais da área da farmácia, fisioterapia, nutrição e enfermagem atuam nos programas de Atenção ao Câncer e Saúde do Idoso.

 

Escola de Enfermagem completa 55 anos
A Escola de Educação Profissional São Vicente de Paulo comemora junto com os 95 anos do Hospital São Vicente de Paulo seus 55 anos, voltados à formação de Técnicos de Enfermagem. Fundada em 24 de junho de 1958 como Escola de Auxiliares de Enfermagem São Vicente, formou até 22 de julho de 1999, 1.855 Auxiliares de Enfermagem. A partir de 21 de dezembro de 2000 formou a 1ª Turma de Técnicos de Enfermagem, e até 6 de janeiro de 2013 formou 772 profissionais para o mercado de trabalho.
O Curso Técnico de Enfermagem tem 1.700 horas/aula, duração de 22 meses de formação teórica e estágio desenvolvido no HSVP.

A absorção dos egressos pelo mercado de trabalho é imediata, uma vez que há mais vagas do que profissionais disponíveis para contratar. Em função da demanda do mercado de trabalho e da procura pelo curso, em 2013, a escola disponibiliza vagas permanentes que possibilitam aos interessados se inscreverem fora do período de seleção e em seguida, ingressarem no curso.

Gostou? Compartilhe