Educação, economia e crescimento: a influência da Universidade de Passo Fundo (UPF) no cenário econômico de Passo Fundo. Este foi o tema da reunião-almoço promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Passo Fundo nesta segunda-feira (24). Na oportunidade o reitor José Carlos Carles de Souza apresentou a Instituição, referindo os dados contábeis e econômicos, além de destacar os projetos, desafios, conquistas e metas para os próximos anos. A atividade contou com a presença dos vice-reitores Neusa Rocha, de Graduação, Bernadete Dalmolin, de Extensão e Assuntos Comunitários, e Agenor Meira Junior, Administrativo, além de professores, convidados, autoridades e lideranças locais.
Em sua abordagem, o professor José Carlos fez um breve histórico dos momentos marcantes da Universidade, passando pelos projetos externos e internos, os números e o crescimento da instituição a partir de uma gestão inovadora e participativa. O reitor também destacou as novas conquistas, como o Parque Científico e Tecnológico e a importância dos serviços prestados pela Instituição para a comunidade no Ambulatório da Faculdade de Medicina, no Serviço de Análises de Rebanhos Leiteiros (Sarle), no Balcão do Consumidor e em outros setores. Na apresentação, o reitor ressaltou as metas da Universidade, como novos cursos de doutorado e a classificação da Instituição entre as três melhores universidades comunitárias do Estado.
Para o reitor, a reunião-almoço é uma oportunidade de apresentar à comunidade, neste momento em que a UPF comemora 45 anos, os números do seu crescimento e desenvolvimento e a participação na economia local. “Aproveitamos essa oportunidade para abordar e apresentar questões da nossa Instituição, a partir do contexto histórico, passando por uma rápida visão da estrutura e dos dados relevantes, os números expressivos da UPF, que refletem diretamente na economia de Passo Fundo e região”, destacou.
Instituição consolidada
De acordo com o prefeito de Passo Fundo Luciano Azevedo poucas cidades do Estado tem a oportunidade de poder contar com uma instituição de ensino superior consolidada e com envolvimento comunitário, como é o caso da relação entre a UPF e o município de Passo Fundo. Em sua opinião, a Universidade tem demonstrado ao longo dos anos o comprometimento com as causas da realidade em que está inserida, acrescentando e melhorando as condições de vida de todos os cidadãos. “A UPF tem se constituído no grande celeiro intelectual e um motor que impulsiona o município de Passo Fundo e toda a região rumo ao desenvolvimento. Acreditamos na parceria entre a Prefeitura e a UPF, beneficiando todos os setores da comunidade e temos procurado concretizar esses trabalhos conjuntos”, frisou.
Na opinião da presidente da CDL Zoila Medeiros, o espaço aberto para a UPF representa uma ferramenta para que a contribuição da Instituição para a região seja cada vez mais reconhecida. “Sabemos que a UPF traz muitos benefícios para o município e esta é uma oportunidade para que lideranças possam conhecer um pouco mais sobre a influência e contribuição da Instituição para a comunidade”, observou, destacando que uma placa em homenagem à UPF também foi entregue ao reitor.