Comidas típicas, dança caipira, gincana, entre outras atividades movimentam a Festa Junina do Lar de Idosos São José e João XXIII, no bairro Lucas Araújo. Apesar do frio, os idosos aproveitaram a tarde desta segunda-feira (24) para confraternizar com os familiares, funcionários e ainda com um grupo de crianças do Lar da Menina. A festa se repete há anos na entidade, com o objetivo de promover a confraternização dos moradores, que possuem entre 68 e 113 anos de idade.
A mais nova moradora do Lar São José, Felumina da Rosa, de 74 anos, adorou participar da festa junina. “Sempre freqüentei bailes de CTG e gosto muito de dançar. Hoje não posso mais por causa do meu problema de coluna, mas estar aqui nessa festa me faz lembrar do tempo em que meu filho dava aula de invernada”, relata Dona Filó, como é carinhosamente chamada pelos amigos do Lar. Dona Nadir Rath já curte mais a hora do lanche. “Tem pipoca, pinhão, rapadura, bolo de milho, mas eu gosto mesmo é do quentão”, conta a senhora que se produziu com chapéu e maquiagem para participar da festa.
Segundo a assistente social, Denise Rossetto, as festas são importantes para motivar os idosos. “A dança é uma terapia, que movimenta o corpo e a alma, distrai e faz com que os idosos confraternizem, conversem, se divirtam”, explica. Para estimular esta confraternização, as festas sempre contam com a participação de grupos de visitantes e familiares. Neste ano, devido ao frio e a chuva, o grupo do Dati (Departamento de Atenção à Terceira Idade de Passo Fundo) não pode comparecer, mas as crianças do Lar da Menina alegraram os idosos com uma bela apresentação de quadrilha.