A qualidade de vida é extremamente importante para que possamos trabalhar e viver bem. Com o intuito de orientar sobre os cuidados na alimentação, o Hospital São Vicente de Paulo(HSVP), de Passo Fundo, realizou treinamento para os postos do 6 ao 10, visando incentivar a alimentação saudável e a qualidade de vida ativa.
A obesidade é um problema que atinge a população e requer atenção. A nutricionista da Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) do HSVP, Aline Calcing afirma que uma boa alimentação é essencial para o cuidado com a saúde e qualidade de vida. “As mudanças de hábito alimentar trazem benefícios à saúde. Abordamos esse assunto no treinamento e repassamos informações sobre a pirâmide alimentar, como calcular o Índice de Massa Corporal (IMC), para saber se o peso é ideal e como aplicar a alimentação saudável no nosso dia a dia”.
A pirâmide dos alimentos é composta por oito grupos alimentares. Segundo Tatiane Basso, nutricionista da UAN, o grupo um consiste nos alimentos como pão, batata, mandioca, massas e compõem a base da pirâmide. Ela recomenda que desse grupo deve ser consumido de cinco a nove porções por dia. O grupo dois é o das verduras e legumes, que deve ser consumido de quatro a cinco porções diárias. O das frutas recomenda-se de três a quatro porções por dia. Já o das leguminosas, o ideal é consumir uma vez ao dia, o das carnes e ovos deve-se comer de uma a duas vezes por dia. O grupo dos leites e derivados três vezes ao dia, e no topo da pirâmide estão os açúcares e gorduras, que devem ser consumidos uma ou duas vezes ao dia. “O que reforçamos é que não há um nível de importância na pirâmide dos alimentos, pois ela só representa nível de porção. Todos os alimentos são importantes no seu todo, é preciso consumir todos, uns mais, outros menos, dependendo da necessidade de cada um”.
As dicas e cuidados repassados foram úteis para a enfermeira residente do posto 7, Michele Antunes, que ressaltou a importância da alimentação saudável. “O treinamento foi bem proveitoso, foi repassado de uma forma simples, onde conseguimos compreender e vamos poder praticar uma alimentação saudável a partir de agora”.
Para quem quer iniciar uma alimentação saudável e adquirir mais qualidade de vida, as nutricionistas recomendam uma alimentação equilibrada. “Consumir sempre todos os alimentos em suas porções corretas já é o começo. A pirâmide dos alimentos é a base da alimentação da população brasileira, então serve de base para uma alimentação saudável”, salienta Tatiane.