Aeroclube prepara novos pilotos

Ainda restam vagas no curso para Piloto Privado do Aeroclube de Passo Fundo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mantendo sua tradição na formação e aperfeiçoamento de pilotos, o Aeroclube de Passo Fundo tem mais uma turma do curso de Piloto Privado. Trata-se da formação elementar de voo para a aviação profissional ou de lazer. O curso de PP é o primeiro degrau para a carreira na aviação profissional e, ainda, isenta da prestação do serviço militar. O Aeroclube de Passo Fundo é uma entidade que, através da sua Escola de Aviação Civil, prepara profissionais para os segmentos da aviação executiva, comercial, agrícola e linhas aéreas. Mesmo com as inscrições finalizadas, ainda restam quatro vagas para a nova turma do curso de Piloto Privado. Há duas semanas iniciaram as aulas, “mas existe a possibilidade de colocarmos mais gente na turma”. Explica o gestor operacional do Aeroclube, Leandro Marcon.

Teoria e prática
O curso se divide entre as aulas teóricas e as instruções práticas de voo. A fase inicial é a teórica, com aulas à noite das 19h15 às 22h15, na sede administrativa do Aeroclube, no centro da cidade. Os futuros pilotos receberão ensinamentos sobre regulamentos e tráfego aéreo, navegação aérea, meteorologia aeronáutica, teoria de voo (aerodinâmica) e conhecimentos técnicos aeronáuticos. Na parte prática, os candidatos deverão atingir um mínimo de 40 horas de voo antes de prestar o exame de habilitação.

O curso prossegue até o final de setembro e os interessados em integrar a nova turma devem procurar imediatamente o Aeroclube de Passo Fundo. O endereço é Rua Independência, 812 salas 61 e 62, Edifício Planalto, no centro, ou pelos telefones, 3311-1564 e 9993-8144, os e-mails [email protected] ou [email protected].

Profissão e mercado
Um brasileiro inventou o avião, hoje a terceira maior fabricante de aviões é a brasileira Embraer e o mercado no Brasil está em alta. Leandro Marcon explica que o mercado aéreo está em crescimento e alerta que o momento é propício para fazer o curso. “No próximo ano acontecerão mudanças nos requisitos para obtenção de carteiras de piloto, exigirão mais horas de voo o que deve aumentar os valores do curso”. A participação das mulheres na aviação aumentou consideravelmente, inclusive com forte presença nas linhas aéreas. “Só nesta turma que iniciou temos três mulheres bem decididas a voar e seguir carreira neste meio”, disse Marcon.

Além do curso básico, o de PP, o Aeroclube de Passo Fundo oferece também os cursos para PC (comercial) INVA (instrutor), PPL (planador) e INVP (instrutor planador). Também oferece curso teórico de IFR (voo por instrumentos) e, nos próximos meses, também o curso prático de IFR com a homologação de aeronaves e aquisição de um simulador de voo. Para conhecer melhor a Escola de Aviação Civil do Aeroclube de Passo Fundo, os interessados podem visitar suas instalações no aeródromo de São Miguel. Por lazer, curiosidade ou aspiração profissional, poderão realizar voos panorâmicos e conhecer de perto a escola, o segmento aerodesportivo e outras atividades centralizadas no local.

Gostou? Compartilhe