Perto do meio-dia, o Campus I da Universidade de Passo Fundo já estava lotado: famílias e vestibulandos esperavam, ansiosos, o início das provas que decidiriam a entrada, ou não, na faculdade. Além de Passo Fundo, os vestibulandos poderiam realizar a prova, também, em Carazinho, Casca, Soledade e Sarandi. Os candidatos tiveram até cinco horas para responder questões de múltipla escolha e elaborar uma redação. A espera, agora, é pela resposta: o listão de aprovados será divulgado hoje às 11h.
A previsão de chuva deu lugar a um dia nublado e, em determinados momentos, ao sol. A temperatura média chegou aos 16º e garantiu um clima ameno para a realização das provas. Divididos em dois grupos, os vestibulandos optaram entre 26 cursos oferecidos: cursos do grupo 1 exigiam, apenas, a prova de redação; o grupo 2 envolvia a prova com questões de seis matérias e, ainda, a elaboração da redação.
Temas da redação
O tema escolhido para esta trouxe questões atuais e exigiu dos candidatos a elaboração de textos dissertativos e argumentativos. A primeira opção trazia a canção de Renato Russo, Geração Coca-Cola, e pedia um posicionamento em relação ao perfil do jovem atual frente às problemáticas sociais. O candidato poderia escolher, também, falar sobre a valorização da mulher – concordando ou não com a frase do cineasta Geral Thomas: “A mulher não é um objeto. Mas não deveria se apresentar como tal”, dita em um episódio que envolvia a ex-dançarina de um programa dominical Nicole Bahls.
Mais procurados
Entre os cursos que exigiam a prova completa estavam os tradicionalmente mais procurados: Medicina alcançou o índice de 113 candidatos/vaga e logo depois, Engenharia Civil com 8,3 candidato/vaga. Além deles, Medicina Veterinária, Odontologia e Direito foram os cursos mais escolhidos. Os candidatos vieram dos mais diferentes lugares: 7.375 candidatos do RS, 758 de SC e 274 do Paraná. Mas não foram apenas esses: cerca de 24 estados estiveram presentes no Vestibular de Inverno da UPF. Ainda assim, o índice de abstenção da prova ultrapassou 5%: 463 inscritos não compareceram ao local.
A prova, que iniciou às 14h, seguiu até as 19h e por volta das 19h30 o gabarito, disponível no site oficial da UPF ou, ainda, no site do Vestibular, foi divulgado. Os candidatos puderam conferir suas respostas, mas não o resultado final. O Listão de Aprovados será divulgado às 11h também no site da UPF ou do Vestibular. As matrículas dos aprovados em primeira chamada ocorrem nos dias 02, 03 e 04 de julho, conforme cronograma por curso, no Campus I, na Central de Atendimento ao Aluno, ou nos campi onde o candidato prestou vestibular.