Ludicidade e alegria no Arraiá da Pediatria

Os menores sorriram ao ver todos com roupas coloridas e dançando.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Olhos curiosos e atentos observavam uma movimentação diferente no hall da Pediatria do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), na sexta-feira, 28 de junho. Quando a música ecoou os maiores já descobriram, a festa junina começou. Os menores sorriram ao ver todos com roupas coloridas e dançando.

A festa junina é promovida todos os anos pelo Espaço Lúdico e de Atendimento Pedagógico às Crianças Hospitalizadas, projeto desenvolvido em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF). A professora coordenadora do espaço, Sussi Menine Guedes contou que muitas pessoas se envolveram na organização dessa festa e esperaram ansiosos para que a comemoração acontecesse. “Todos se envolvem, porque sabem que é um momento de alegria onde as pessoas esquecem os momentos de privação, de dificuldade que estão enfrentando, e podem aproveitar da criatividade, da fantasia. Tanto as crianças como os familiares entram no clima”.

Neste ano o casamento caipira e a quadrilha ficaram por conta dos alunos dos cursos de Enfermagem e Pedagogia da UPF, na música a Banda dos Vicentinos animou a todos com canções típicas de São João. Para alegrar ainda mais a criançada a confraternização teve pescaria e boliche com brindes. Jefferson de Grandis, 10 anos, de Marau, sorria contente com o presente conquistado na pescaria. Tímido, ele afirmou empolgado que gostou da festa. Sua mãe, Clarisse de Grandis falou que quando o filho recebeu o convite para participar da festa, ficaram contentes. “Ele perdeu a festa da escola na semana passada por estar internado, mas agora ele teve a oportunidade de aproveitar a festa aqui do hospital, e está muito animado.”

A ludicidade ajuda no tratamento das crianças. A enfermeira Jovania Bezutti afirma que é de extrema importância que as crianças internadas tenham momentos como o da festa para que possam brincar e comemorar. “A ludicidade e as brincadeiras são muito importantes no tratamento. Para elas é um divertimento enorme, não tem como explicar como é bom ver o rostinho deles ali felizes, brincando e apreciando a festa”, enfatizou.

Vestida a caráter, Valentina Ribeiro Rocha, 2 anos, batia palmas e observava tudo atenciosamente. A mãe Talita Ribeiro conta que ontem, quando a filha recebeu alta do Centro de Tratamento Intensivo (CTI), ficou sabendo da festa e Valentina ficou feliz e muito ansiosa. “Ela queria muito vir pra festa. Momentos assim ajudam no tratamento, pois ela está mais contente, e isso é importante”.

Gostou? Compartilhe