Workshops de qualificação profissional são oferecidos aos funcionários do Hemopasso buscando aperfeiçoar o atendimento. Com isso, os profissionais responsáveis pelas áreas administrativas terão a possibilidade de conhecer questões ligadas à área da saúde e poderão esclarecer dúvidas simples de doadores, sem ter que consultar outros profissionais da instituição.
Conforme a coordenadora de qualidade do Hemopasso, Melina Rodrigues, os workshops fazem parte de um programa de educação continuada exigidos e promovidos pelo Ministério da Saúde, que buscam capacitar profissionais oriundos de outras áreas que desenvolvem alguma atividade ligada à saúde, mas não possuem uma noção dos conceitos básicos que a atividade desenvolve. “Essa prática contribui para uma compreensão geral das atividades que setores laboratoriais desenvolvem, por exemplo”. De acordo com ela, estão sendo projetadas atividades mensais até o final do ano, mas a intensão é torna-las continuadas. Cerca de 50 funcionários estão recebendo a qualificação que acontece no meio dos dois turnos de trabalho procurando englobar todos.
O primeiro módulo foi realizado no dia 17 de junho, e procurou abordar os conhecimentos básicos em hematologia, fornecendo, de forma conceitual, as noções básicas, para orientar os profissionais que não são da área da saúde. A ideiaé transmitir conhecimentos específicos da área de hemoterapia e algumas noções relacionadas às patologias. Além disso, a proposta pretende oferecer um direcionamento ao processo que acontece dentro do Hemopasso, desde a coleta do sangue, avaliação, até o processo final, quando a bolsa de sangue vai para os hospitais. O próximo módulo acontece na metade de julho e pretende fazer uma abordagem sobre as anemias.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já