Será nesta terça-feira, às 08h30, nas dependências da Câmara de Vereadores a audiência pública para debater o projeto de lei do Vereador Paulo Pontual, que prevê a denominação da escola de Ensino Infantil de Professor do Loteamento Menino Deus de Professor Luís Henrique Schutz da Silva “Bandana”.
O projeto está sendo questionado pela Associação de Moradores do Loteamento, através de sua presidente Lucelena Villela que inclusive juntamente com outras lideranças comunitárias esteve na sessão da última segunda-feira para pedir a retirada do projeto. Segundo ela o propositor do projeto não ouviu a comunidade e a vontade é de que o nome do educandário seja Menino Deus. Quanto às assinaturas pedindo a homenagem ela alega que não são de pessoas que moram no Loteamento.
Podemos encontrar outra forma de homenagem, mas o nome Menino Deus foi inclusive protocolado no MEC e representa a denominação do Loteamento, diz Lucelena.
Com este movimento a Vereadora Claudia Furlanetto (PT) solicitou a baixa do projeto para a Cebes para debater com as lideranças e comunidade e dar o parecer da comissão de educação e bem estar social.
Defesa do autor
Paulo Pontual destaca que são mais de 600 assinaturas pedindo a homenagem e que 230 destas são de moradores do Loteamento Menino Deus. Para ele o jovem morto aos 23 anos deixou um legado de trabalho voluntário com crianças e adolescentes nas áreas da arte, esporte e cultura na comunidade do Loteamento Menino Deus e outras regiões do município.
Ele mostra no projeto documentos que confirmam a atuação do jovem na criação da Cia da cidade que difunde o teatro para as comunidades carentes, uma atuação voluntária em vilas e escolas do município, além de ser representante do grupo abadá capoeira. Naiara Cavalheiro destaca que Luis Henrique foi fundamental para a criação do grupo de teatro e até sua morte foi um integrante atuante, assim como Ivone Strehl, diretora da Escola Municipal Notre Dame que fica no Loteamento Menino Deus destaca o trabalho voluntário do jovem com os alunos da escola. Fátima Lemes, líder comunitária que conheceu o jovem registra que a homenagem é justa e merecida, pois mesmo com apenas 23 anos o Professor já tinha um currículo extenso de serviços voluntários com crianças e adolescentes e deixou seu nome marcado na comunidade do Menino Deus e tantas outras da cidade. “Filho, amigo, cidadão e profissional exemplar. Que mais qualidades queremos para que este jovem sirva de patrono e incentivo as crianças que passarão por esta escola” diz Fátima Lemes.
Luis Henrique é filho de Jorge Luiz, líder comunitário que foi Presidente da Associação de Moradores da Santa Marta e mais tarde fundou a Associação de Moradores do Loteamento Menino Deus, onde foi por duas vezes Presidente da comunidade.