A umidade no mês de julho atrasou o plantio do trigo na região. A preferência histórica dos triticultores é pela implantação da lavoura no mês de junho. No entanto apenas cerca de 50% da área estimada para receber a cultura foi plantada nesse período. Os dados são do engenheiro agrônomo da Emater Regional de Passo Fundo Cláudio Dóro. Mesmo com o atraso em relação ao período preferencial, o plantio será finalizado dentro do prazo recomendado pelo zoneamento agroclimático para a região.
Até a manhã de ontem, praticamente 97% do trigo já havia sido plantado. Os três por cento restantes devem ser concluídos até esta quarta-feira, dia 10. “A cultura vai ser plantada dentro do zoneamento agroclimático normal, mas um pouco atrasado em relação a média do plantio dos outros anos. Normalmente o pessoal planta a partir do dia 10 de junho e até o final do mês está concluído. Nesse ano vamos avançar o mês de julho plantando”, reforça Dóro. Neste ano, na área de abrangência da Emater Regional deverá haver um aumento de área de trigo superior a 7% em relação a ultima safra. O total cultivado com a cultura deve ser de aproximadamente 77 mil hectares.
Mesmo com esse atraso não há previsões para quebra de produtividade ou perdas econômicas. O que se observa é que os triticultores estão confiantes na cultura e tem empregado boa tecnologia. “O agricultor está acreditado na colheita, até porque temos um bom prognóstico climático para trigo com setembro e outubro com chuvas abaixo da média. Diante desse quadro o agricultor tem investido muito bem na lavoura”, justifica.
A matéria completa você confere nas edições impressa e digital de O Nacional. Assine Já