A contagem regressiva que agora já marca duas semanas para o início da Jornada Mundial da Juventude intensifica os sonhos, as expectativas e a ansiedade. A jornada se aproxima e, junto com ela, a Semana Missionária, experiência vivencial na Arquidiocese de Passo Fundo e em todo o Brasil. A Jornada, que vai ocorrer no Rio de Janeiro nos dias 23 a 28 deste mês quer, mais que reunir milhões de jovens de todo o mundo, ser espaço de celebração da vida e da caminhada do jovem. Para tal, antes mesmo da JMJ, o Brasil, o Regional Sul 3 e a Arquidiocese de Passo Fundo, já se preocupam com dois fatores essenciais: o pré e o pós JMJ. A principal proposta que contempla a Jornada como parte culminante de um processo desenvolvido antes e depois do evento é a realização das Semanas Missionárias, que vão ocorrer de 16 a 21 de julho. Pensada para oferecer aos jovens de outros países a possibilidade de conviver com a juventude e com a realidade do Brasil, é um tempo de preparação e fortalecimento dos espaços juvenis.
A programação da Semana Missionária varia de diocese a diocese e integra atividades que perpassam especialmente três eixos: oração, solidariedade, cultura. Na Arquidiocese de Passo Fundo, a Semana Missionária será organizada por Áreas Pastorais, cada uma com sua programação específica dentro da proposta dos três aspectos apresentados acima. A área pastoral de Passo Fundo, que contempla as 13 paróquias do município, receberá 65 jovens peregrinos de Barcelona, Espanha.
Para tal, programou a Semana Missionária integrando celebrações, momentos de formação e estudo, visitas às paróquias e entidades que trabalham com a parte social da Igreja, Leitura Orante e espaços culturais e de integração.
Já as paróquias de Carazinho unirão a realização das Santas Missões Populares no município com a Semana Missionária, promovendo um grande encontro de encerramento com todos os jovens. Em Sarandi, o cronograma contempla uma tarde de shows e apresentações; e em Casca, uma grande celebração de envio dos jovens está sendo planejada. Para a participação na Jornada Mundial da Juventude integram a delegação oficial da Arquidiocese cerca de 120 jovens, que partem para o Rio de Janeiro logo após a missa de envio, no dia 21 de julho, às 20h. Além destes, algumas escolas e grupos somam mais 120 jovens, que se organizaram de forma independente ao Setor Juventude para participar do encontro.
Box
Os jovens interessados em participarem da Semana Missionária em Passo Fundo podem se inscrever no site da Arquidiocese (www.pastoral.com.br) gratuitamente, onde também é possível conferir a programação completa e escolher quais atividades querem participar.