Vencedores da 8ª Obmep recebem medalhas na UPF

Alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio participam da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi sede da entrega das medalhas dos ganhadores da 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A solenidade aconteceu na tarde de sexta-feira, 12 de julho, no Centro de Eventos, e contou com a presença de mais de 200 medalhistas de ouro, prata e bronze de todo o Rio Grande do Sul, além de pais, professores e autoridades.  A UPF é parceira na realização da Obmep, e a professora do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) Rosa Maria Tagliari Rico atua como coordenadora da olimpíada em região que abrange o centro e o norte do Estado.

O representante da direção da Obmep Pedro Malagutti esteve presente e reafirmou o propósito da iniciativa. “Buscamos a melhoria da escola pública, que é um direito de todos os brasileiros, independente da classe econômica ou da região. Essa competição mostra que há muitos alunos inteligentes nessas escolas, que por meio desse estímulo podem buscar um futuro melhor na profissão que escolherem”, explicou. De acordo com Malagutti, que integra a equipe de 10 professores que elabora as provas, participam da primeira fase da Obmep mais de 20 milhões de crianças e adolescentes, do sexto ao nono ano do ensino fundamental e do ensino médio, de escolas públicas de todo o Brasil. Esse número representa 10% da população brasileira. “Aproximadamente 5% do total de participantes passa para a segunda fase, da qual são aprovados cerca de 20 mil estudantes. Os 237 estudantes destacados nesta tarde integram esses 20 mil melhores de todo o Brasil”, afirmou.

A professora Rosa destacou o empenho dos estudantes que conquistaram medalhas. “Todos são grandes vencedores, pois renunciaram a momentos de lazer e brincadeiras para se dedicarem aos estudos”, observou. A professora lembrou ainda a dedicação dos professores, diretores e demais coordenadores que se empenharam para a realização da maior olimpíada de matemática do mundo, bem como da UPF.

Compuseram ainda a mesa da solenidade a coordenadora da 7ª CRE Marlene Silvestrin, a representante da Vice-Reitoria de Graduação da UPF Daniela de David, o diretor do Iceg Cristiano Roberto Cervi, o representante da Secretaria da Educação de Passo Fundo Adriano Canabarro Teixeira, os representantes da Obmep nas demais regiões do estado Alvino Alves Sant’Ana, Luciane Tonet, Marilaine Sant’Ana e Mauren Moreira da Silva, além do coordenador regional de Iniciação Científica Márcio Luiz Miotto. O Grupo de Danças da UPF abrilhantou o evento.

A competição

A Obmep é um projeto criado para estimular o estudo da matemática entre alunos e professores de todo o país. Promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

Gostou? Compartilhe