Ações sustentáveis no HSVP

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Cuidar das pessoas com carinho, humanização e referência em alta complexidade é um dos lemas do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo. Dentro destas propostas a instituição desenvolve ações que visam a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente. O HSVP, com 95 anos de história, dá o exemplo a partir de medidas simples, como a troca de termômetros e esfigmomanômetros (instrumentos que possuem mercúrio em sua composição), por aparelhos digitais e mecânicos.

No entanto, trata-se de uma mudança que ainda não ocorre em muitos hospitais no Brasil. O mercúrio é um metal pesado, que pode causar diversos danos à saúde humana, caso ocorra contato ou inalação. Segundo a engenheira de Segurança do HSVP, Joice Santoro, pensando em cuidar com responsabilidade da saúde das pessoas e do meio ambiente, a instituição fez a troca de (quantidade) aparelhos. “A postura sustentável do hospital é mantida através da Comissão do Meio Ambiente, que transmite, de forma didática, informações sobre sustentabilidade e envolve todos colaboradores, médicos, pacientes e visitantes, em ações que objetivam reduzir, reciclar e minimizar a geração de resíduos”, complementa.

Outra ação importante é o encaminhamento de 2.500 lâmpadas trocadas na instituição para a Apliquim Brasil Recicle, empresa especializada e líder no mercado de descontaminação e reciclagem de lâmpadas fluorescentes. Com o foco na preservação e sustentabilidade, o HSVP está construindo a nova lavanderia, aonde serão tratados 100% dos efluentes líquidos, uma vez que o projeto prevê o reúso de 60% destes nos processos da lavanderia. Outra novidade é a captação da água pluvial, utilizando esse recurso para minimizar a adução de água natural.

 

Gostou? Compartilhe