Núcleo do Cadastro ?snico atende trabalhadores da Recibela

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As famílias de catadores de material reciclável, que trabalham na Cooperativa Recibela, do Parque Boa Vista, receberam, na última semana, atendimento do Programa Bolsa Família, através do Núcleo do Cadastro Único, pertencente à Prefeitura de Passo Fundo (Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social). No total, a Cooperativa conta com 27 funcionários. Conforme esclarece a secretária de Cidadania e Assistência Social, Nelí Formighieri, as famílias de catadores de material reciclável têm sua renda principal da coleta, triagem e comercialização dos componentes do lixo.

“O esforço para a identificação desses grupos populacionais se justifica pelo entendimento de que estes sofrem do que chamamos de dupla invisibilidade, seja pela pobreza, seja pelos preconceitos por parte da sociedade. Algumas dessas famílias sofrem com o distanciamento do acesso de bens e serviços públicos”, esclarece a secretária.

Nelí ressalta que é fundamental o empenho e comprometimento da gestão do CadÚnico no processo de cadastramento, com o objetivo de dar visibilidade a essas famílias, por vezes, negligenciadas e afastadas das políticas públicas. “Os dados coletados no Cadastro Único tornam-se conhecidos e alvo da ação pública, o que permitirá que o poder público, através da Vigilância Socioassistencial, proponha e implemente políticas públicas específicas para essas populações de forma a avançar na garantia de direitos de toda a sociedade”, disse.

Gostou? Compartilhe