Junto com os passageiros, os ônibus da linha Hípica-Planaltina passaram a transportar recortes de uma Passo Fundo vista através das lentes de fotógrafos amadores e profissionais. O material faz parte da exposição Foto Passageira realizada pelo Grupo da Foto. São 27 imagens, distribuídas nos seis ônibus do mesmo itinerário, com a temática “O lugar onde vivo”. Para reunir o acervo dentro desta proposta, os organizadores mesclaram fotografias de arquivos com outras produzidas exclusivamente para a exposição. As cenas traduzem, desde lugares tradicionais da cidade, até ambientes mais intimistas, como o aconchego de uma cozinha. Cada imagem está acompanhada de uma legenda para que o passageiro tenha informação do contexto em que ela foi produzida.
A partir da exposição, que segue até o final de agosto, o projeto inclui intervenções dos fotógrafos com os passageiros. Também está prevista a realização de oficinas nos bairros envolvidos. “Vamos conversar com os usuários desta linha sobre as imagens, a temática. Pois o lugar de cada um pode ser particular ou universal, dependendo do olhar do fotógrafo. A ideia da oficina é possibilitar uma reflexão sobre o lugar deles, para posteriormente transformar essa reflexão em fotografia” explica a responsável pelo Grupo da Foto, Fabiana Beltrami. Cumprida esta etapa, o projeto prevê uma segunda exposição, desta vez com o material elaborado pelos próprios moradores das comunidades.
Foto Passageira é a quinta exposição realizada pelo Grupo da Foto, em pouco mais de dois anos de existência. Criado com a proposta de atrair interessados em aprender e dividir conhecimentos na área fotográfica, o projeto já conta com 47 integrantes. Pelo menos uma vez por mês, estudantes, jornalistas, farmacêutico, servidor público, dentista, aposentado, entre outros profissionais, se reúnem para debater sobre os mais diversos assuntos relacionados com a fotografia. Para aprimorar a técnica, o grupo costuma realizar saídas fotográficas e organizar palestras com profissionais experientes. “Essas saídas são sugeridas pelos integrantes. Agora com o inverno, saímos cedo para registrar a geada, rende imagens interessantes. Também já fizemos trilhas em matas, fotografamos cachoeiras. A técnica vai melhorando com estes exercícios e as pessoas se envolvendo cada vez mais” diz Beltrami.
Repórter fotográfico profissional há dois anos e meio, com material publicado em importantes veículos de comunicação do país, e autor da exposição “Da janela do quarto”, Diogo Zanatta, 31 anos, está no Grupo desde a fundação. Para ele, o aspecto mais importante da iniciativa é a troca de informações que acontece entre os integrantes. “É uma relação muito saudável. Quem tem uma técnica mais aprofundada ajuda aos demais. É muito legal ver o olhar de uma pessoa que não tem a fotografia como profissão. Todos aprendem com isso” revela.
Foi justamente essa possibilidade de aprimorar os conhecimentos que atraiu a empresária Jovita Grazziotin Rossato, 51 anos, para o Grupo há quase dois anos. Fotógrafa amadora, ela é autora de três das 27 imagens da exposição. “A fotografia é um aprendizado constante, cujo principal desafio, consiste em unir o gosto, a sensibilidade e a técnica. O convívio no Grupo oferece esse avanço”, comenta. Sobre a experiência de ver o resultado do material exposto num ônibus, ela afirma ser parte de um trabalho, que será complementado posteriormente com as fotos produzidas pelos moradores das comunidades envolvidas no projeto. “Estamos apresentando nossa visão da cidade. Após as oficinas, teremos os olhares de quem vive nos bairros Hípica e Planaltina” complementa.
Moradora do bairro Valinhos, a doméstica Fátima da Silva, 57 anos, usa diariamente a linha para se deslocar até o centro. Na quinta-feira, as fotografias coladas no vidro do ônibus chamaram sua atenção. “Achei a ideia muito boa. As fotos ficaram bonitas. Gosto de ficar observando elas enquanto vou para o trabalho ou estou retornando para casa” declarou. Os interessados em fazer parte do Grupo da Foto podem encaminhar o pedido para o seguinte email: [email protected].