UPF tem dois novos programas de pós-graduação aprovados pela Capes

Mestrados profissionais em Computação Aplicada e Ensino de Ciências e Matemática receberão alunos em 2014

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Universidade de Passo Fundo (UPF) teve aprovados recentemente pela Capes dois novos programas de pós-graduação: em Computação Aplicada e em Ensino de Ciências e Matemática. Vinculadas ao Instituto de Ciências Exatas e Geociências (Iceg), as novas opções de formação stricto sensu contemplam demandas regionais e serão ofertadas na modalidade de mestrado profissional. Essa denominação refere-se a cursos que enfatizam estudos e técnicas diretamente voltados ao desempenho de um alto nível profissional. Tal ênfase é o único aspecto que diferencia os mestrados acadêmico e profissional, considerando que ambos possuem o mesmo grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência.

A pós-graduação vem apresentando um crescimento qualitativo e quantitativo na UPF. Para o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Leonardo José Gil Barcellos, a aprovação desses dois novos programas ilustra essa postura da Universidade. “Estamos intensificando investimentos na área, tanto para contemplar tendências universais quanto para atender demandas da região em que a UPF está inserida”, explica, lembrando que há outros projetos de mestrado e de doutorado em andamento nas instâncias internas e também junto a Capes.

De acordo com o diretor do Iceg Cristiano Roberto Cervi, essas propostas de mestrado foram possíveis devido à trajetória de mais de 40 anos do Instituto no desenvolvimento de atividades de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, de forma integrada e com o olhar voltado para a comunidade regional. “A forte tradição do Iceg na pesquisa e na extensão, com grupos consolidados e sendo referência nas áreas de educação, tecnologia e inovação, foram determinantes para a aprovação das propostas junto à Capes/Mec”, avalia. O diretor enfatiza que as propostas nasceram pelo ensejo de crescimento da pós-graduação em nível de mestrado profissional, que possui como premissa a aplicação dos trabalhos resultantes das pesquisas no mercado de trabalho. Cervi ressalta ainda o trabalho das equipes que elaboraram os programas. “A união e a competência dos grupos que estruturaram os projetos, assim como o envolvimento de toda a comunidade do Iceg e o apoio incondicional da Reitoria culminaram com esta importante conquista para nossa comunidade”, considera.

Novos métodos e tecnologias para qualificar o ensino de Ciências e Matemática
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática objetiva qualificar e aperfeiçoar professores de Ciências (Física e Química) e Matemática, em consonância com o suporte tecnológico atual. Tem como finalidade também o desenvolvimento de estratégias inovadoras de ensino capazes de propiciar uma efetiva mudança qualitativa na educação básica. Coordenado pela Dra. Cleci Werner, o curso deve ser ofertado no primeiro semestre de cada ano, com início em 2014.

Pesquisas em Computação Aplicada para contemplar demandas atuais
O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada caracteriza-se por promover uma interação entre pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Computação, empregando-a em soluções que atendam às demandas dos centros de pesquisas, hospitais, indústrias, empresas e polos tecnológicos de diferentes arranjos produtivos locais.

 

Gostou? Compartilhe