Reunido com represetantes da América Latina Logística (ALL) – companhia ferroviária que detém a concessão da área próxima a habitação irregular – o vice-prefeito de Passo Fundo, Juliano Roso, conversou sobre a situação do denominado núcleo ferroviário no município, ocupado historicamente por diversas famílias.
O debate, realizado na sede da ALL, em Curitiba, foi motivado pela ação que a empresa efetivou: o pedido de reintegração de posse da área, matéria discutida junto à Justiça Federal da Comarca de Passo Fundo. Com o objetivo de viabilizar uma solução adequada à questão, tanto para preservar os interesses da empresa quanto dos ocupantes, a reunião firmou cinco pontos fundamentais:
1º – A América Latina Logística pedirá suspensão do processo de reintegração de posse por seis meses na ocupação da área do núcleo ferroviário, conhecido como Beira Trilho;
2º – Durante os seis meses, será realizado um estudo para saber se a área é da Prefeitura ou da ALL;
3º – Se for comprovado que a área pertence à companhia ferroviária ALL, será feito um estudo para determinar se ela é operacional ou não.
4º – Será realizado um estudo entre a ALL e a Prefeitura, com o acompanhamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), acerca da utilização de empresas de logística nas áreas livres próximas ao terminal ferroviário;
5º – Será montado um grupo de trabalho da Prefeitura com a ALL, a fim de fazer um levantamento de todas as ocupações que existem na área Beira Trilho. Para isso, será utilizado o material das pesquisas já realizadas pela Comissão de Direitos Humanos, juntamente com a Prefeitura.
Ocupação da área Beira Trilho em discussão
· 1 min de leitura