Frente fria chega amanhã e deixa final de semana chuvoso

Encontro com a massa de ar seco que predomina na região pode ocasionar queda de granizo em áreas isoladas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois de dias seguidos de tempo bom e temperaturas amenas durante as tardes uma frente fria deve voltar à região nesta sexta-feira (02). O encontro com a massa de ar seco que predomina pode ocasionar até a queda de granizo em pontos isolados. De acordo com os dados do observador da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio o final de semana deve ser chuvoso.

O ar seco deve permanecer durante o dia de hoje e faz com que a máxima possa alcançar os 26ºC durante a tarde. Já a sexta-feira inicia com sol, mas a nebulosidade começa a aumentar no decorrer do dia devido a entrada da massa de ar frio. Ainda na sexta podem ocorrer pancadas de chuva por vezes forte, trovoadas, descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada. As temperaturas durante o dia oscilam entre 15ºC e 22ºC, e entram em declínio a partir da noite.  “Devido ao calor e as temperaturas altas registradas nos últimos dias, o choque da frente fria com o ar seco pode ocasionar queda de granizo”, explica Sampaio. A frente fria deve atuar até a segunda-feira.
No sábado a mínima volta a ficar em 10ºC e a máxima não deve passar dos 20ºC. No domingo a mínima sobe um pouco e vai pra 14ºC e a máxima não passa dos 20ºC. A área de instabilidade permanecerá durante o final de semana causando chuvas e possibilidade de queda de granizo.

O mês de julho encerrou com o acumulado de chuva de 81,4mm que representa 50% da média histórica que é de 161,8mm. O baixo volume de precipitação e as altas temperaturas deixaram a umidade relativa do ar mais baixa. Na quarta-feira a média da umidade ficou em 59%. Essa condição causa uma perda maior da água dos reservatórios pela evaporação.

Gostou? Compartilhe