O boletim climático para os meses de agosto, setembro e outubro divulgado pelo 8º Disme/Inmet e CPPMET/UFPEL alerta para que se tenha atenção especial em relação aos recursos hídricos. O aviso é feito com base nos dados das precipitações que ficaram, no geral, um pouco abaixo do padrão nos últimos meses. Os prognósticos permanecem indicando redução em agosto. Embora a tendência da precipitação seja mais próxima do padrão a partir de setembro, o documento salienta que a partir desse período a demanda evaporativa aumenta significativamente.
De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio os próximos meses serão marcados pela neutralidade – sem ocorrência de El Niño ou La Niña. No início do trimestre é esperada irregularidade da precipitação e as temperaturas tendem a apresentar bastante variação. O volume de chuva deve ficar abaixo do padrão em todo o Estado durante o mês de agosto, que para Passo Fundo é de 187,8mm. Para o mês de setembro o volume de chuva deve ficar acima da média na região norte do Estado e dentro do padrão nas demais áreas. Já para outubro as precipitações tendem a se manter dentro do padrão.
As temperaturas mínimas deverão alcançar valores pouco abaixo do padrão principalmente na metade sul do Estado durante o mês de agosto. No mês de setembro ficam dentro do padrão e em outubro um pouco acima em praticamente todo Estado. As temperaturas máximas devem ter o comportamento parecido. O prognóstico não aponta possibilidade de geada tardia como as que aconteceram em 2012.