Programa Uma Criança, Uma Árvore atinge meta

Programa integrou as comemorações da Semana do Município

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O plantio de mudas do Programa “Uma Criança, Uma Árvore”, da Prefeitura de Passo Fundo, integrou as comemorações da Semana do Município, nesta segunda-feira, 05. O prefeito Luciano Azevedo e o vice Juliano Roso fizeram o plantio de ipês amarelos junto com dezenas de alunos da Escola Municipal Guaracy Barroso Marinho, do bairro Záchia. Nesta escola, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente plantaram um total de 190 mudas. Outras 80 foram plantadas na praça central da comunidade. “Este é um programa que, além de valorizar as novas vidas que passam a fazer parte de nossa comunidade passo-fundense, pensa no futuro da cidade. Plantamos estas árvores hoje para colher seus benefícios dentro de alguns anos”, declarou o prefeito. Desde o início do programa, mais de 850 árvores já foram plantadas pela Prefeitura, em diferentes pontos da cidade. “Vemos aqui um trabalho muito sério, onde os servidores da Prefeitura dão suporte ao ensinar alunos e funcionários da escola a plantar e cuidar das plantas. Além disso, não é um programa apenas para um momento de foto, é uma ação permanente, que aumenta nossa responsabilidade no cuidado com as árvores”, declarou a diretora da Escola, Rejane Inchoste.

Balanço
Somente no mês de julho, 505 mudas foram plantadas. Destas, 115 no acesso ao bairro Xangri-lá e outras 120 na EMEF Escola do Hoje, do bairro São José. Outras 300 árvores forma plantadas na cidade em junho, nos bairros São Luiz Gonzaga, César Santos e São Cristóvão, e mais 50 no Parque da Gare. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Enilson Gonçalves, a intenção é ultrapassar o número de mais de 10 mil mudas, durante o período de governo, além de realizar a manutenção e preservação de áreas verdes e a recuperação das margens do rio Passo Fundo. A metodologia de ação do Projeto se dá através de uma análise técnica dos locais de plantio, de acordo com espécies e época específicos. “Momentos como este são importantes para despertar tanto em crianças quanto nós adultos o cuidado com o meio ambiente e com a cidade. O Programa também quer educar, demonstrar que a arborização traz mais qualidade de vida”, disse.

As mudas já plantadas buscam, mensalmente, atingir o número de novas vidas em Passo Fundo. No mês de maio, foram registradas 240 crianças, além de 230 em junho e outros 258 bebês nascidos no mês de julho. O plantio é feito sempre no mês seguinte aos nascimentos, após o levantamento dos registros.

Gostou? Compartilhe