Condições favoráveis para cultivo do trigo

Há um bom tempo que as lavouras não apresentavam aspecto visual e potencial produtivo tão bom.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A cultura do trigo vem se desenvolvendo muito bem no Rio Grande do Sul, uma vez que o clima ameno, com baixa umidade, boa luminosidade e noites frias tem propiciado ótimas condições para o crescimento do grão em todas as regiões produtoras. Segundo técnicos e agricultores, há um bom tempo que as lavouras não apresentavam aspecto visual e potencial produtivo tão bom. 

Informações coletadas pela Emater/RS-Ascar indicam que o aspecto sanitário é considerado excelente na maioria dos casos, com as lavouras apresentando coloração verde intenso e bom perfilhamento. No momento, os agricultores intensificam a aplicação de nitrogênio em cobertura e o controle de invasoras e moléstias. A partir de agora, o clima deverá ser a maior preocupação dos triticultores, tendo em vista o aumento gradativo do percentual de lavouras que começam a entrar nas fases de elongação/floração, consideradas sensíveis à baixa temperatura e às geadas. O total de lavouras nesse estágio chega a 4%. 

As condições climáticas continuam beneficiando a canola, mesmo com os danos causados a algumas lavouras pelas geadas ocorridas no final do mês de julho, determinando o abortamento de flores. Mesmo assim, em geral, a cultura segue nas fases de desenvolvimento vegetativo e floração, apresentando, ainda, um bom padrão de lavoura e um bom potencial produtivo, mantendo-se acima das estimativas iniciais. O valor de referência para negócios está em R$ 58,00 por saca (equivalente ao preço da soja). 

O somatório das condições climáticas das duas últimas semanas - a intensidade e qualidade do frio, a alta e prolongada insolação, gradativa subida da temperatura e, no final, chuvas de media/alta intensidade, propiciaram condições para o desenvolvimento da florada de diversas variedades de pêssegos. A variedade Chimarrita, material semi-precoce e a mais plantada na região da Serra, encontra-se em florescimento pleno, mesmo nos locais de maior altitude em que é cultivada. Em localidades de mesoclima mais quente, como o Vale do Rio Caí, as cultivares mais precoces já apresentam frutos nos seus primeiros estágios de crescimento. Na região Sul, os produtores fazem a limpeza dos pomares e intensificam a poda. Seguem os tratamentos fitossanitários da fase de floração nos pomares cultivados com variedades mais precoces. O frio, até o momento, é favorável à cultura do pêssego. 

Gostou? Compartilhe