A presidente Dilma Rousseff e o governador Tarso Genro participaram nesta sexta-feira (09), da cerimônia de inauguração do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS) e da formatura de 480 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - iniciativa do Ministério da Educação (MEC). O chefe do Executivo gaúcho defendeu os investimentos em educação e afirmou que o Pronatec é uma das ferramentas para combater as desigualdades sociais no Rio Grande do Sul.
Em meio à chuva e o frio no auditório montado no campus, o governador disse que a formatura dos alunos confirma a continuidade da gestão política implementada pela União no Estado e no município: "Essa sequência do Pronatec, que tem intensa força organizativa da nossa secretaria (do Trabalho e Desenvolvimento Social) dirigida pelo secretário Luis Augusto Lara. Temos 64 mil alunos do Pronatec no RS que, proporcionalmente, é o Estado que mais tem alunos do programa no Brasil".
Acompanhado de ministros e secretários de Estado, Tarso reiterou que a iniciativa fortalece outras ações de desenvolvimento do Estado a partir da promoção da igualdade. "São governos como os nossos, como o da prefeitura, que combatem as desigualdades sociais. Têm que ter projetos desta natureza, porque não adianta só crescer (economicamente). Crescimento, por si só, torna os ricos mais ricos e os pobres mais pobres, não é crescimento humano, da nossa gente. O crescimento que nós promovemos é o da luta pela igualdade social e pelo combate às desigualdades regionais, é isso que faz a diferença", defendeu Tarso.
Além de elogiar os formandos dos cursos técnicos e profissionalizantes, a presidente Dilma reafirmou a sua disposição em investir a totalidade dos recursos dos royalties do petróleo em educação. Ela ressaltou a importância do setor de serviços no Brasil e da necessidade de qualificação de mão de obra. "É a área que mais cresce, por isso temos que procurar aumentar a competitividade, mas, sobretudo, a produtividade da nossa economia. O profissional formado poderá atender melhor a população, vai produzir mais valor, vai ter um salário melhor, e isso vai contribuir para o crescimento do Brasil".
Dilma fez um balanço do cenário econômico brasileiro, garantiu que a inflação está sob controle e assinalou a criação de 826 mil vagas no primeiro semestre. Sobre a importância do Pronatec, ressaltou: "Nos últimos anos, conseguimos várias conquistas na área do ensino profissional. Fizemos grande empenho para que a gente tivesse qualidade de ensino profissional no Brasil compatível com a necessidade das pessoas, das empresas e do mercado de trabalho. É um orgulho ter 4 milhões de vagas ocupadas no Pronatec em menos de dois anos de funcionando".
Para o ministro da Educação, Alozio Mercadante, o Pronatec preencheu um vazio de cursos técnicos e profissionalizantes. Ao lembrar que a presidente priorizou desde o início do seu governo as ações do programa, o ministro garantiu que o Pronatec atende diversas áreas "com grande perspectiva de inserção" no mercado de trabalho. "Melhora carreira, a remuneração pessoas. Tenho orgulho de estar à frente do MEC, pois hoje temos 4 milhões de matrículas no Pronatec, que é um programa totalmente novo, que atinge várias regiões do país, e possibilita que o aluno saia com um curso profissional para trabalhar e crescer na vida".
Campus e Pronatec
Ao elogiar a presença da presidente no município, o prefeito de Osório, Eduardo Abrahão, afirmou que o campus vai garantir o desenvolvimento educacional da região - principalmente na formação de mão de obra profissional e técnica. E reiterou que a conclusão das obras é reflexo de um trabalho iniciado em 2007.
Reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza destacou a atuação do governador Tarso Genro - à época ministro da Educação - para acabar com um decreto que impedia a expansão do ensino da rede Federal no país. "A obstinação em derrubar um decreto que impedia as nossas escolas de expandirem permitiu a Osório pleitear um campus do Instituto Federal".
Claúdia disse que a iniciativa possibilitou a criação de mais de 400 mil campus. "Este é um grande legado para a educação do Brasil e do RS". E reiterou a importância do campus e dos cursos oferecidos via Pronatec. "É um momento muito importante para a comunidade do Litoral Norte, em especial Osório. É a primeira inauguração de um campus do IFRS com a presidência da República, e isso dá a dimensão real da educação profissional no país".
Campus Osório
O Rio Grande do Sul tem três institutos federais, com 12 campus instalados e quatro em implantação. O campus de Osório - cujas as obras da nova sede contam com orçamento de R$ 3,6 milhões - conta com 370 estudantes dos cursos técnicos de Administração, Informática e Turismo, além de ensino superior tecnológico em processos gerenciais. A sede conta com 37 professores e 25 técnicos administrativos. O total de área construída é de 3.000 m². A instituição atende toda a região do Litoral Norte, composta por 23 municípios, que somam mais de 300 mil habitantes. Em quatro anos, o objetivo é atender ate 1,5 mil alunos.