O Serviço de Hemoterapia (SH) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo está realizando a campanha de incentivo ao jovem doador, que objetiva transformar a juventude em doadores fidelizados e comprometidos com a responsabilidade social e ajuda ao próximo. Dentro das propostas da campanha, o mascote Hemozito visitou na noite desta terça-feira, 07 de agosto, a Faculdade Anhanguera e a Escola de Educação Profissional São Vicente.
A campanha Jovem Doador visa informar e conscientizar os jovens sobre a importância da doação de sangue. O SH quer através desta ação convidar estes jovens a conhecerem o Serviço de Hemoterapia do HSVP. “Essa iniciativa oportuniza a esse público a possibilidade de contribuir para salvar vidas. Essa ação social está aliada a campanha 'Doe Sangue, plante essa ideia', que busca aliar a consciência ambiental e social por meio da doação”, explica a assistente social Larissa Schons.
Incentivar a consciência social do jovem é uma das responsabilidades das instituições de ensino. O diretor da Faculdade Anhanguera, Robson Formigheri ressalta que a instituição tem a missão de apoiar campanhas de cunho social. “Já somos parceiros do Hospital São Vicente em projetos de responsabilidade social, agora com esta proposta, vamos novamente apoiar e mostrar aos jovens seus diretos e deveres como cidadãos. Vamos estender essa campanha de doação de sangue na semana de ensino, que é realizada de 23 a 28 de setembro”, enfatiza Robson.
A caloura do curso de Ciências Contábeis, Bárbara Fernanda Vieira já é doadora de sangue e aprovou a ideia que incentiva outros jovens a colaborarem. “Sei como é importante doar sangue, então eu estou disposta a ir lá fazer a doação, apoiar a campanha e fazer com que outros calouros procurem o Serviço de Hemoterapia também”.
Alunos aderem a ação social
A nova turma de alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola de Educação Profissional São Vicente foi recepcionada pelo Hemozito e a equipe da Hemoterapia. Com a visita os alunos puderam perceber a importância da doação de sangue e como o HSVP depende desse gesto voluntário para realizar os procedimentos de alta complexidade.
A estudante Daiana Kerber, policial militar e caloura do Curso Técnico de enfermagem, é doadora de sangue e se dispôs a ajudar na campanha, incentivando os colegas a irem ao Serviço de Hemoterapia. “Gostei bastante do incetivo de tornar os jovens doadores, trabalho com segurança e agora na área da saúde sei da importância deste ato de cidadania. Temos que continuar insistindo nessa campanha e incentivando outros jovens a doarem”,enfatiza.
Os jovens e calouros de instituições de ensino que estiverem dispostos a colaborar com a campanha podem procurar o Serviço de Hemoterapia do HSVP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Grupos de doares podem agendar a doação pelo fone (54) 3316 4087. Mais informações www.hsvp.com.br/hemoterapia.